Terça, 16 de abril de 2024
82 99669-5352
Saúde

15/01/2022 às 09h22

Derek Gustavo

Maceió / AL

Maceió: vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid começa na segunda (17)
Veja quais os documentos necessários e os pontos de vacinação.
Maceió: vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid começa na segunda (17)
Vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid em Maceió começa na segunda-feira (17). FOTO: Edilson Dantas/Agência O Globo

Começa nesta segunda-feira (17) a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em Maceió. O anúncio foi feito neste sábado (15), após a chegadas das doses pediátricas da Pfizer a Alagoas, enviadas pelo Ministério da Saúde.


Segundo a prefeitura, o vacinação deste público ocorrera, inicialmente, nos pontos fixos, que têm salas climatizadas para aplicação do imunizante da Pfizer. Nestes locais, havrá salas específicas para as crianças.


São eles:


Maceió Shopping (Mangabeiras);


Praça Padre Cícero (Benedito Bentes); Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom);


Papódromo (Vergel).


Todos funcionam das 9h às 16h.


Quem pode ser vacinado?


Seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as crianças com deficiência permanente ou comorbidades serão as primeiras vacinadas, em ordem decrescente de idade, enquanto durarem os estoques de vacinas.


Ou seja, na segunda serão vacinadas primeiro as crianças de 11 anos que se encaixem nessas características. Depois as de 10 e assim por diante.


As outras faixas de público serão anunciadas posteriormente.


CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A LISTA DE COMORBIDADES DEFINIDAS COMO PRIORITÁRIAS


CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O PLANO DE VACINAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Documentos 


Para vacinar as crianças é preciso apresentar:


CPF ou cartão do SUS (na falta de um deles, pode ser apresentada a certidão de nascimento);


Comprovante de comorbidade (e prescrição médica, que será retida no local);


Caderneta de vacinação.


Os pais devem levar um documento oficial com foto.


Na ausência do pai ou da mãe, quem levar a criança para ser imunizada deve apresentar o documento oficial com foto e um termo de consentimento assinado pelos pais.


CLIQUE AQUI PARA PARA ACESSAR O TERMO DE CONSENTIMENTO


Público e características da campanha


De acordo com a prefeitura, o público estimado desta fase da campanha de vacinação é de 106.341 crianças de 5 a 11 anos.


Para as crianças sem comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que não vai exigir prescrição médica nem cadastro prévio para a imunização. Apenas será exigida a presença do pai, mãe ou responsável. Este úlimo munido do termo de consentimento.


A vacina da Pfizer vai ser aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda. Ainda não foi definido se será aplicada dose de reforço.


Os pais devem ficar atentos ainda a um prazo de 15 dias entre a aplicação da vacina da Covid e de outras vacinas do calendário infantil.


As salas de vacinação infantil contra a Covid em Maceió serão decoradas para chamar a atenção dos pequenos. 


“Além da vacina, a grande atração será o Trenzinho da Vacinação, com distribuição de pipocas, pirulitos, picolés e algodão doce. O trem vai circular pelos bairros da capital, parando nos pontos de imunização”, explica Claydson moura, coordenador do Gabinete de Gestão integrada de Enfrentamento à Covid-19.


A capital alagoana recebeu 5.590 doses da vacina. O servidores da saúde municipais receberam treinamento para manusear o imunizante, que é diferente daquele usado em adultos.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados