Sexta, 29 de março de 2024
82 99669-5352
Saúde

20/01/2022 às 19h02 - atualizada em 20/01/2022 às 19h15

/

Com aumento de casos de síndromes gripais, Maceió retoma atendimento 24h em duas unidades de saúde
Unidade Básica de Saúde Jorge Duarte Quintella, no Graciliano Ramos, e a Unidade de Saúde Aliomar Lins, no Benedito Bentes, são as unidades que retomaram o serviço
Com aumento de casos de síndromes gripais, Maceió retoma atendimento 24h em duas unidades de saúde
As unidades de síndromes gripais funcionam durante 24 horas. FOTO: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Duas unidades de saúde em Maceió retomaram o atendimento 24h desde a última quarta-feira (19). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida levou em conta o aumento do número de síndromes gripais.


A Unidade Básica de Saúde Jorge Duarte Quintella, no Graciliano Ramos, foi reaberta e funcionará 24h para atendimentos exclusivos às síndromes gripais. A Unidade de Saúde Aliomar Lins, no Benedito Bentes, que funcionava como Corujão da Saúde, atendendo das 7h às 21h, passou a funcionar 24h em ala específica para atendimento às síndromes gripais.


Desde dezembro, a unidade de Saúde Jorge Duarte estava passando por reparos para retornar à Atenção Básica, depois de um ano e três meses em que funcionou com atendimento exclusivo às síndromes gripais.


No período de maior demanda, de março a maio de 2021, a unidade Jorge Duarte chegou a fazer 9.305 atendimentos, com 3.486 atendimentos às síndromes gripais em um único mês.


A procura pelos serviços na unidade caiu nos meses seguintes, à proporção que a vacinação avançou em Maceió, resultando na redução do número de casos de Covid-19. Diante da estabilização da situação sanitária, o atendimento às síndromes gripais foi desativado no final de novembro e a unidade estava passando por reparos para reabrir como portas abertas.


De acordo com a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, a decisão de reabrir a unidade se deu porque a mesma "dispõe de estrutura e pessoal preparados para esta demanda”. 


Funcionamento 24h


Aliomar Lins - Benedito Bentes


A unidade passar a ofertar três tipos de atendimento


- Das 7h às 17h - O atendimento é específico de Estratégia de Saúde da Família, ou seja, para aquela área cadastrada e coberta pela unidade de saúde


- Das 17h às 21h - Corujão da Saúde (já estava funcionando) - atendimento médico geral, sem especificar região de atendimento.


- Atendimento 24 horas - Apenas para síndromes gripais. Os profissionais farão triagem na entrada da unidade e haverá área específica para este tipo de atendimento. 


Jorge Duarte Quintella- Graciliano Ramos


- A unidade foi a última "Sentinela" a encerrar o atendimento específico e voltará a funcionar atendendo exclusivamente às síndromes gripais.

FONTE: Com assessoria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados