Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Blogs

17/12/2020 às 11h31 - atualizada em 17/12/2020 às 12h59

/

5 passos para se tornar mais produtivo e ter melhores resultados
Em tempos tão competitivos e com tanta gente boa no mercado, a produtividade se tornou um diferencial muito importante.
5 passos para se tornar mais produtivo e ter melhores resultados

Uma coisa é certa: se você quer um emprego, você precisa demonstrar produtividade! Não sabe do que estou falando? Calma, você está no lugar certo, lendo o artigo certo. Aqui você vai aprender o que é produtividade e como fazer para ser mais produtivo no seu dia a dia. 


Posso dizer com certeza mais do que absoluta: produtividade é uma das competências mais procuradas pelos gestores das empresas e vai garantir uma chance maior de contratação, de recolocação no mercado ou te ajudar a progredir no seu emprego atual.


Precisamos entender que resultados estão completamente ligados à produtividade.


Seja produtivo


A produtividade está totalmente ligada à entrega de resultados. Então, é muito óbvio e muito claro: quanto mais produtivo você for, mais resultados vai entregar para sua empresa. Quanto mais resultados você entrega a sua empresa, maior é sua chance de conseguir uma promoção, seu primeiro emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho. 


Seja qual for a sua situação nesse momento, uma das formas mais eficazes e eficientes de você aumentar a produtividade na sua vida profissional, por incrível que pareça, é ter a sua vida pessoal muito bem ajustada, muito bem equilibrada.


Sim, é isso mesmo que você está lendo: a vida pessoal deve estar totalmente ligada, interligada e muito bem cuidada para que você tenha produtividade no seu trabalho. 


OK. Você pode até estar achando estranho eu dizer que a sua produtividade está interligada com a sua vida pessoal. Mas veja se não faz sentido: quando você está no seu trabalho pensando em alguma briga que teve em casa ou em algo que deixou para trás e não conseguiu realizar, você consegue produzir? Eu posso apostar que não, muito embora os mais “durões” discordem apenas para darem uma de difíceis! 


E o contrário é totalmente verdadeiro também. Quando sua vida profissional está desajustada, você acaba levando essa carga, essa energia pesada, do seu trabalho para sua casa, e tudo vai se confundir.


Você vai brigar com as pessoas que são da sua casa porque não tá indo bem no trabalho. E no trabalho,  você não vai entregar o resultado que precisa ser entregue porque está com problemas na sua vida pessoal. E a bola de neve foi criada.


Então, as duas coisas estão absolutamente interligadas. Mas ter sua vida pessoal alinhada com a sua vida profissional não representa tudo. É um primeiro passo que você precisa dar. 


Agora eu vou mostrar para você alguns outros passos bastante importantes para aumentar sua produtividade e, em consequência, aumentar seus resultados no trabalho ou qualificar melhor a sua busca por emprego, deixar essa busca mais proveitosa, mais produtiva. Isso vai fazer com que você tenha mais e melhores resultados em menos tempo. 


Então leia com atenção as próximas dicas, mesmo que esteja procurando o primeiro emprego, porque vai ser muito importante construir a pessoa que você é, para então agradar as empresas e finalmente ser contratado.


Passo 1: Analise todos os resultados que você já construiu até hoje


Faça uma autoanálise sobre tudo que você já entregou ao longo da sua vida profissional ou pessoal. Esse balanço é muito importante para que você saiba quais são os pontos mais fortes e os pontos mais fracos de tudo que fez até hoje. Isso vai dar um norte, uma direção para que você saiba exatamente qual é o caminho a seguir para construir essa vida profissional muito mais eficiente ou tornar a busca por emprego mais produtiva. 


 


Passo 2: Corrija os seus erros


 


Procure saber quais foram os erros que cometeu ao longo da sua trajetória profissional e pessoal até hoje. Procure um outro caminho para fazer diferente, para fazer melhor. 


 


Com o tempo você vai mostrar para as pessoas que se tornou alguém melhor depois dos erros que cometeu e corrigiu. Então pare para analisar comigo: você realmente prestou atenção e aprendeu o que precisava no último curso profissionalizante que fez? Ou passou esse tempo todo analisando suas redes sociais, fazendo gracinhas no Instagram, procurando amizades novas no Facebook enquanto as aulas estavam rolando? 


 


As outras pessoas estavam participando, aprendendo, crescendo e você cometeu o erro de perder a oportunidade de aprender algo novo enquanto estava nas redes sociais. É um erro muito grave que as pessoas cometem achar que essa distração não tem nenhuma consequência. É muito grave você não estar completamente focado e dedicado àquilo que você está fazendo.


 


Passo 3: Peça feedbacks para as pessoas que estão próximas a você 


 


Sempre que você comete algum erro ou faz alguma coisa que acaba acertando as pessoas, vão dar algum feedback para você. Ao pedir para elas, de maneira verdadeira, durante uma conversa descontraída, esse feedback será mais verdadeiro e aproveitável. 


 


Quando encurralamos as pessoas pedindo um parecer sobre nós, a tendência é que ela faça elogios, mesmo que falsos, para evitar “confusão”. Ou seja, essa pessoa vai dizer coisas para te agradar, não para te ajudar a melhorar. Elogios baratos são o maior veneno que podemos ter nas nossas vidas.


 


Precisamos demonstrar que queremos de verdade ouvir a opinião do outro. Só assim o feedback será verdadeiro e capaz de contribuir para a construção de uma pessoa melhor. E quando receber a resposta, analise e aplique na sua vida. Não adianta ficar triste, revoltado, chorando porque alguma pessoa falou algo que você não tenha gostado. Os resultados apenas chegarão na sua vida se você aplicar os feedbacks que receber. 


 


E uma dica extra aqui: saiba dar feedbacks, de forma construtiva, que realmente ajudem as pessoas. Não aceite dar conselhos frios, típicos de pessoas que não conhecem o outro e estão dispostas a machucar o próximo.


 


Passo 4: Organize a sua vida pessoal


 


Ter uma vida pessoal organizada e equilibrada é fundamental. Ponto. Não cabe nenhum tipo de argumento aqui. A busca pelo equilíbrio é constante em toda e qualquer força do universo. Em nossa vida pessoal não seria diferente. 


Organize sua vida pessoal de forma equilibrada, atendendo a todos os quesitos de uma vida sistêmica e feliz.


 


Quanto mais equilibrada nossas vidas estão, mais satisfeitos nós estamos. Mas claro, não adianta tentar equilibrar por baixo. Temos que buscar sempre a melhor forma de sermos felizes, sem descuidar de nenhuma das áreas das nossas vidas.


 


Passo 5: Busque novos conhecimentos


 


Não seja o tipo de pessoa que acha que já sabe de tudo. Não seja tolo. Ou você está crescendo, se desenvolvendo e buscando ser melhor a cada dia ou você está fadado ao fracasso completo. Pode parecer duro o que eu estou escrevendo aqui e agora, mas é necessário que eu te conte isso.


 


Tudo sempre está em movimento, sempre com novas tecnologias, novas descobertas, visões diferentes sobre a mesma coisa surgem a cada dia. E se você não está em constante desenvolvimento, o mundo vai começar a desmoronar debaixo dos seus pés.


 


O que você sabia até ontem, provavelmente, está velho. Ultrapassado. E precisa ser renovado. Se não, alguém que está atento ao que está acontecendo no mundo vai vir com uma velocidade imensa de aplicação das novas tecnologias e situações e vai te desbancar.


 


Esses cinco passos irão garantir que você possa conseguir um emprego novo ou que consiga progredir na sua carreira. Mas essas dicas que eu trouxe aqui para você hoje são apenas, como diz o ditado popular, “a pontinha do iceberg”. Muitas outras habilidades e competências são necessárias para um desenvolvimento completo e duradouro.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Manda Jobs

Manda Jobs

Blog/coluna Laís Feijó traz dicas para você conseguir o emprego que sempre quis e alavancar sua carreira. Você também encontra informações sobre esse tema toda quinta, no Impacta.
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados