Sexta, 29 de março de 2024
82 99669-5352
Blogs

20/12/2020 às 16h16 - atualizada em 20/12/2020 às 17h55

Derek Gustavo

Maceió / AL

Os influenciadores perderam o medo da Covid-19? (Spoiler: parece que sim)
Não se engane: festas como a de Carlinhos Maia estão acontecendo a torto e a direito. O grande problema é: cadê a fiscalização?
Os influenciadores perderam o medo da Covid-19? (Spoiler: parece que sim)
Alguns

Antes de qualquer coisa, tenha esses números em mente: o relatório da Secretaria de Saúde de Alagoas publicado neste domingo mostra que o estado tem 101 mil casos confirmados da Covid-19, 2,4 mil óbitos e mais 9,4 mil casos em investigação. A média móvel de mortes agora apresenta tendência de alta, com um crescimento de mais de 70%. Penedo tem 1.713 casos confirmados e 23 óbitos pelo novo Coronavírus.


Carlinhos Maia. Você deve ao menos conhecer esse nome. Ele é um dos influencers mais conhecidos na internet deste país e é disparado o alagoano mais famoso nas redes sociais. Sua fama veio dos vídeos de "humor & piadas" que ele grava com as pessoas que moram numa vila na periferia de Penedo, cidade que fica às margens do Rio São Francisco aqui em Alagoas.


O homem é conhecido e você sabe como funciona a coisa: influencer grande atrai outros influencers e marcas, que ficam orbitando ao seu redor para conseguir usufruir da fama também. O problema é que, quando o influencer enfia o pé na jaca, essa galera vai junto.


Neste fim de semana, Maia resolveu dar uma festa de arromba. Foi o "Natal da Vila" evento que, segundo ele, serve pra homenagear o pessoal que, de fato, o fez famoso. Ele falou sobre isso no Twitter:


"O natal da vila vai acontecer, justamente para gerar ainda mais visibilidade para o povo da vila. Não teve ano passado. Tudo dentro da lei. Com autorização da sec de saúde, o número permitido de pessoas, bombeiro, polícia!! Testes, e desentoxicador!".


Em Alagoas, as festas com até 300 pessoas estão permitidas, desde que sigam os "protocolos sanitários". O problema é que esse termo já virou o novo "na volta a gente compra": virou uma expressão vazia que não quer dizer coisa nenhuma. Em alguns casos você precisa seguir essas normas para entrar. Uma vez dentro, ninguém cobra que você siga.


Os stories do anfitrião e de seus convidados mostraram que foram seguidos quaisquer protocolos ali, menos os sanitários. Aglomeração era a palavra da vez. Rostinho colado pra foto? Temos. Gente falando alto perto uma da outra, jogando perdigotos? Temos. Máscaras? Contei uma. Distanciamento social? Então...


Gabriella Pugliesi foi cancelada no início da pandemia por uma festa com 8 pessoas, em condições semelhantes. Ela perdeu patrocinadores. A festa desse fim de semana em Alagoas contou com patrocinadores e, segundo o influencer, com a autorização da prefeitura.


E é isso que me incomoda: a internet toda -TOOOODA - viu em tempo real os protocolos de distancimento social sendo ignorados. Bastava uma busca simples nas redes sociais. Será que as equipes de fiscalização da prefeitura não viram? Não tinha uma pessoa que pudesse bater lá para cobrar o cumprimento das medidas?


Antes que vocês digam que estou perseguindo meu conterrâneo, não estou. Isso que aconteceu na casa dele é só mais um exemplo de desrespeito à pandemia registrado nesse país. Você que está lendo já deve ter visto em suas redes sociais algum amigo se aglomerando e usando várias desculpas para ignorar máscara ou qualquer outro "protocolo".


A campanha eleitoral foi um ótimo exemplo disso e eu nem preciso falar do presidente Bolsonaro, né?. Agora faça as contas aí: governantes aglomeraram, influencers aglomeram... Quem é que as pessoas vão ouvir? Os jornalistas chatos que só trazem notícias ruins? A família das vítimas? Pois é.


É uma luta cansativa. As pessoas se esqueceram que estamos numa pandemia e que tem pessoas morrendo por causa dela. Voltou a virar uma gripezinha. E vamos continuar vendo mais casos como o da atriz Nicete Bruno, que morreu de Covid-19. Ela estava respeitando o isolamento social. Mas aí abriu uma exceção para um parente, que não sabia que tinha a doença e estava assintomático, aparecer em sua casa...


Ah, só mais uma coisa: na vila do Carlinhos tem um monte de idoso e obeso. Grupos de risco... Outra: o ex-BBB Victor Hugo participou, na semana passada, de uma live com o marido do influencer. Informações dão conta de que ele agora apresenta sintomas da Covid-19.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Blog do Derek

Blog do Derek

Blog/coluna Derek Gustavo fala de política, games e TV. Esse blog é uma mistura de tudo isso. Ele garante que funciona!
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados