Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Blogs

24/12/2020 às 11h38 - atualizada em 24/12/2020 às 13h10

/

A receita do CHA que irá garantir seu emprego em 2021
Não basta mais sabermos o básico. 2021 trará enormes desafios para quem quer se recolocar no mercado de trabalho
A receita do CHA que irá garantir seu emprego em 2021

Com o mercado de trabalho cada dia mais desafiador, por motivos óbvios: crise econômica, pandemia, desgoverno federal e muitas outras razões, temos que nos desafiarmos para termos a oportunidade de aproveitar essa crise para impulsionarmos nossa carreira em 2021.


Para isso, desenvolver as competências necessárias e desejadas pelas empresas é a ferramenta mais forte que poderemos usar para conseguir um emprego. Mas o que muitos talvez não saibam, é como desenvolver essas competências. Não é uma tarefa fácil, mas sabendo o que é e como agir para desenvolver essas competências, fica mais fácil. É justamente isso que vamos conversar aqui hoje.


Quando falamos em gestão de pessoas e emprego, um dos primeiros termos que ouvimos, com certeza, é competências. São o conjunto dos conhecimentos, habilidades e competências que uma pessoa precisa desenvolver. Daí a expressão "tomar um CHA". Não se trata de uma simpatia ou uma chá para beber. Mas sim de uma forma de facilitar nosso entendimento sobre essa importante receita para garantir um emprego para você em 2021. Vamos falar um pouco de cada uma dessas partes do CHA?


- C de conhecimento: o conhecimento é a perte teórica do processo. É através do conhecimento que recebemos as primeiras ferramentas para desenvolver uma competência. Primeiramente, precisamos entender o que é aquilo, como acontece no dia a dia, estudarmos os conceitos por trás desta competência que queremos adquirir. Neste passo, é necessário muito estudo e dedicação para desvendar os mistérios daquela competência que tanto desejamos. Por tanto, nessa hora, se dedique muito a buscar exemplos de pessoas que já tenham esse conhecimento, ler livros, assistir vídeos, participar de treinamentos, cursos... Nessa hora que você mapeia tudo o que irá precisar para o próximo passo.


- H de habilidade: a segunda parte do processo de desenvolvimento de uma competência é desenvolver a habilidade necessária, ou seja, não adianta saber como se faz, você precisa por a mão na massa para testar seus conhecimentos. É como se você fosse capaz de realizar uma cirurgia cardíaca complexa somente porque você leu um livro sobre como fazer isso. É impossível que saibamos fazer determinada coisa sem pormos a prova nossos conhecimentos. Nenhum conhecimento adquirido por estudos está 100% completo. A vida real nas empresas é completamente diferente da vida teórica dos livros e treinamentos.


Mas isso quer dizer que temos que pular a etapa que não irá nos servir na vida real? Para que estudar se não vai funcionar na prática. Não existe prática sem teoria. É simples de entender: primeio você estuda algo, depois, pratica algo por várias e várias vezes até conseguir fazer aquilo. E mesmo nas primeiras vezes, irá fazer com certa dificuldade, não tão rápido ou até mal feito. Mas a prática é nossa maior aliada. Quanto mais abusamos dessa fonte, mais nos tornamos bons no que fazemos. 


- A de atitude: depois que adquirimos o conhecimento, depois que desenvolvemos a habilidade, precisamos ter atitude. A mais difícil das etapas, mas a grande coroação. Depois de desenvolver a atitude correta, teremos conquistado uma nova competência. A atitude é a mais nobre das três partes desse processo. Isso por que não adianta termos o conhecimento e sabermos fazer algo se não pomos em prática para atingirmos um objetivo. 


Vou te dar um exemplo: se você está aqui lendo este artigo até agora, é mais que óbvio que você sabe ler. Você não é um analfabeto, certo? Então você sabendo ler e sabendo que exite uma fonte infinita de informações valiosas nos livros para desenvolver sua carreira, seria óbvio que você lesse habitualmente, rotineiramente, certo? E deixa eu te perguntar agora: quantos livros em média você leu nos últimos dois anos? Quantos deles (se é que você leu algum) destinados a você aprender uma nova habilidade que impulsionasse sua carreira? Contam-se nos dedos as pessoas que irão responder que leram cerca de um livro por mês. O que faltou para a maioria? Conhecimento? Habilidade? Não. Faltou atitude. Atitude de ler a todo custo, atitude obistinada de conquistar algo maior, algo novo, capaz de mudar sua carreira do dia para noite. 


Agora você entende porque a atitude é a parte mais difícil do processo? Mas tudo isso é necessário. Essa quebra de paradigmas se faz cada dia mais obrigatória para quem deseja se diferenciar no mercado de trabalho. Foco e determinação em desenvolver cada copetência necessária para evoluir de maneira rápida e duradoura. 


Busque saber quais são as competência mais buscadas pelas empresas nas vagas oferecidas no seu setor ou no cargo que você deseja ocupar. Caso não encontre essas informações nas vagas anunciadas, procure na internet por vagas de empresas pelo Brasil inteiro no seu cargo pretendido e procure as informações que essas vagas proporcionam. E busque também por outras fontes de informação, como blogs e vídeos no YouTube a fim de mapear todas as competências que você precisa desenvolver para ocupar uma boa vaga no mercado de trabalho. 


Após mapear cada uma das competências, aplique os três passos do método CHA. Com o tempo, você vai ter adquirido tudo o que a empresa espera de você e você  acaba se tornando um profissonal desejado pelas empresas e essa angústia de buscar um emprego finalmente chegará ao fim. Então, tenha foco e tome muito CHA em 2021. 


Para você buscar mais conhecimentos e conhecer mais sobre o mercado de trabalho que estamos vivendo, me acompanha no Instagram @minhamelhorcarreira. Eu sempre trago assuntos novos e tendências do mercado nas publicações e também com lives de segunda a sexta, sempre as 20h! Cada dia com uma assunto diferente que vai ajudar você na busca por uma carreira de sucesso!


Feliz Natal para você e toda sua família.


Assista ao Manda Jobs desta quinta-feira (24)


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Manda Jobs

Manda Jobs

Blog/coluna Laís Feijó traz dicas para você conseguir o emprego que sempre quis e alavancar sua carreira. Você também encontra informações sobre esse tema toda quinta, no Impacta.
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados