Quinta, 18 de abril de 2024
82 99669-5352
Blogs

31/12/2020 às 09h22

/

Como saber perguntar em uma entrevista de emprego
Normalmente vamos a uma entrevista de emprego para respondermos perguntas. Mas o candidato pode perguntar também? Sim, com certeza.
Como saber perguntar em uma entrevista de emprego

Ao se preparar para ser entrevistado por um avaliador, muita gente se concentra apenas nas perguntas que vai ter que responder para o avaliador. Porém, o que muitos esquecem é que o candidato também pode fazer perguntas. Aliás, pode não, deve. E essas perguntas devem ser planejadas, com a intenção de gerar alguns resultados específicos.Ter consciência que você não está indo para um interrogatório, onde somente o avaliador tem o direito de perguntar é essencial. É só o primeiro passo para fazer as perguntas corretas.


Quando tomamos consciência que devemos também perguntar para o avaliador aquilo que temos dúvidas, tornamos a conversa mais dinâmica, com pontos interessantes. Saber perguntar é um ponto importante para a construção da pessoa que você será dentro da empresa. Já imaginou quantas vezes você é obrigado a perguntar alguma coisa para alguém ao longo do seu dia? 


Adotando essa postura de perguntar durante a entrevista de emprego, você destrava duas vantagens no processo seletivo:


A primeira parece mais óbvia: você demonstra disposição, interesse de verdade pela empresa e pela vaga, além de energia. A imagem de uma pessoa interessada garante muitos pontos ao candidato. A curiosidade e a disposição em tornar a entrevista mais dinâmica demonstra uma capacidade de argumentação, segurança e torna a conversa mais próxima da realidade do dia a dia.


A segunda grande vantagem é poder avaliar, pelas palavras do entrevistador se aquela vaga é realmente aquilo que você quer para você. Somente fazendo as perguntas certas você vai conseguir traçar um parâmetro entre aquilo que você deseja em um local de trabalho e a vaga que você está se candidatando. 


A entrevista é um momento onde os dois lados estão em um começo de namoro, os dois estão se conhecendo e descobrindo se gostam um do outro. É literalmente uma “paquera”. E com a entrevista mais dinâmica, a ansiedade pode diminuir, já que o candidato passa a se sentir participante da entrevista, não só um “respondedor”. 


Mas quais tipos de perguntas fazer?


Não adianta pensar em respostas prontas. Ser genuíno, fazer perguntas claras e que realmente reflitam o seu desejo de conhecimento com relação a empresa é o maior segredo. Não iria adiantar eu listar uma série de perguntas que possam ser feitas para o avaliador. Isso iria tornar o processo mecânico e tirar o grande benefício que essa técnica traz.


O candidato deve perguntar sempre que tem dúvidas. Deve saber quais perguntas realmente fazem sentido para ele. O segredo é se manter atento à dinâmica da entrevista e identificar a hora certa para poder perguntar o que tem dúvida. Não é bom deixar uma "listinha" de perguntas prontas para suas entrevistas. Cada entrevista é única.


Alguns pontos-chave podem ser observados para realizar as perguntas, como por exemplo, saber o histórico da vaga: “É uma vaga nova ou é uma substituição de outra pessoa?” “Qual o plano de carreira disponível para essa vaga?” “O que a empresa espera de um profissional que ocupe essa posição?”. Também vale o questionamento sobre quais os próximos passos como colaborador assim que (caso seja aprovado) iniciar o trabalho na nova posição. Isso irá dar clareza ao candidato e mostrar para o avaliador uma verdadeira disposição em entender a vaga para entregar resultados. 


Também é válido perguntar quais as expectativas da empresa caso você seja contratado. Procurar saber se a empresa tem objetivos de resultados de curto, médio e longo prazo para aquela determinada posição. Questionar se a empresa tem ferramentas de avaliação de desempenho também é uma boa alternativa. 


E o que não perguntar?


Mesmo que a liberdade de conversa exista durante uma entrevista, existem algumas questões que podem transmitir ansiedade e um despreparo quanto a polidez do candidato. Ou seja, certas perguntas podem deixar a entrevista com um "climão" desnecessário. A precipitação pode ser o maior risco que um candidato pode cometer em uma entrevista. 


Perguntas como: “qual o salário e benefícios terei nessa empresa?” podem pôr por água abaixo sua entrevista. Não que você deva ir trabalhar sem saber quais os benefícios. Isso é importante, claro. Mas a maioria das empresas definem a remuneração de acordo com as capacidades de cada candidato. Sim, o salário de cada um é individualizado de acordo com os resultados que cada um pode entregar. Falar do salário logo na primeira entrevista pode passar a impressão que a única motivação para ocupar aquela vaga é o dinheiro. 


Planeje, mas com naturalidade


Então, a dica final é bem simples: se planeje, procure listar as coisas que você tem dúvida sobre a empresa e sobre a vaga, mas sempre mantendo a naturalidade das perguntas. E procure saber informações sobre sua trajetória dentro da empresa e como você poderá garantir os melhores resultados em sua nova vaga.


Com certeza procurar emprego não é uma tarefa fácil. Mas como tudo que não é fácil, é possível. É uma estrada longa, com dificuldades e reviravoltas o tempo todo. Se você quer uma bússola, um norte para esse caminho, meu canal no YouTube trás vídeos novos toda semana sobre essa jornada na busca por um emprego. No Minha Melhor Carreira você encontrará uma excelente ajuda para conseguir essa vitória.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Manda Jobs

Manda Jobs

Blog/coluna Laís Feijó traz dicas para você conseguir o emprego que sempre quis e alavancar sua carreira. Você também encontra informações sobre esse tema toda quinta, no Impacta.
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados