Sábado, 20 de abril de 2024
82 99669-5352
Economia

24/06/2022 às 00h19

Acta

MACEIO / AL

Mineradora de Craíbas (AL) chega ao primeiro ano de operação
Mina Serrote beneficia minério de cobre no Agreste alagoano
Mineradora de Craíbas (AL) chega ao primeiro ano de operação
Mina, no Agreste alagoano, foi a responsável pelo primeiro embarque de produto não agrícola no porto de Maceió. (Foto: reprodução/Assessoria)

A Mineração Vale Verde (MVV) comemorou o seu primeiro aniversário de Operação, com o beneficiamento do concentrado de cobre no Agreste alagoano. Em 16 de junho de 2021, foi realizada a Cerimônia de Conclusão das Obras de Implantação do Projeto Serrote, hoje Mina Serrote.


Com foco, responsabilidade e resiliência, os empregados e empregadas da MVV passaram por todos os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), sempre com medidas de controle robustas, tendo a Saúde e a Segurança em primeiro lugar.


Devido ao empenho desses trabalhadores(as), a empresa conseguiu finalizar as obras do Serrote antes do previsto e abaixo do orçamento planejado, em 31 de maio de 2021, tendo sido essa a última meta dentro do programa interno #AtingindoMetas.


O gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima, enfatiza justamente as pessoas que trabalharam com afinco para a consolidação deste sonho, hoje chamado “Mina Serrote”, no coração de Alagoas, sendo esta a primeira empresa de metais básicos do Estado.


Segundo ele, esse foi o resultado de um trabalho que pode ser exemplo para o mercado de mineração. Foi aplicado o Modelo Operacional da Appian Brazil, estando todos guiados pelos valores da empresa e fiéis ao propósito de fazer mineração de forma segura, responsável, inteligente e sustentável.


“No pico das obras de implantação, mais de 2 mil trabalhadores diretos (efetivos e terceirizados) – sendo 70% residentes aqui em Alagoas – se revezaram em turnos para avançar com as obras. Uma rigorosa gestão de riscos foi implementada para garantir a segurança de todos dentro do canteiro de obras. O nosso foco agora é a conclusão do ramp up [fase inicial de produção industrial] até o final deste ano de 2022 para que, desse modo, estejamos futuramente também comemorando o aniversário de mais esta conquista com todos os nossos empregados e terceirizados”, diz Tony.


PRODUÇÃO


O concentrado de cobre da Mina Serrote está sendo destinado para os mercados europeu e asiático, cuja demanda por metais básicos tende a crescer cada vez mais nos próximos anos com o aquecimento do mercado de eletrificação. Considerado o “minério do futuro”, ele é um metal que vem sendo mais e mais requisitado pela alta demanda para atender à Revolução Energética que está em curso (a substituição de carros à gasolina por veículos elétricos, por exemplo).


A empresa terá anualmente produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre, ao longo de uma vida útil de 14 anos, em uma mina a céu aberto que está alimentando uma planta de processamento com capacidade de 4,1 milhões de toneladas por ano.


O primeiro embarque da MVV ocorreu ainda em novembro de 2021. De lá para cá, já ocorreram quatro deles (um para a Polônia, dois para a Finlândia e um para a China), totalizando cerca de 40 mil toneladas de concentrado de cobre com alto valor agregado já encaminhadas via Porto de Maceió, gerando impostos e royalties para toda a região.


Já foi realizado neste mês de maio, também, o 1º Simulado de Emergência da Barragem da Mina Serrote, com a Defesa Civil à frente, a fim de todos e todas ficarem preparados para o caso de algum incidente com a estrutura, ainda que esse cenário seja meramente hipotético — em fase inicial, a Barragem Serrote é segura e monitorada por especialistas durante 24h/dia.


Com o evento, foi atestado o preparo das equipes da MVV, das autoridades presentes e dos próprios moradores que participaram da simulação, mesmo com chuvas em Craíbas.


FOMENTO


Além disso, a MVV está engajada localmente, fomentando o desenvolvimento socioeconômico em Craíbas e Arapiraca, onde o empreendimento está inserido no Agreste alagoano.


A empresa tem realizado projetos sociais como, por exemplo, o de Empreendedorismo Feminino, dando o devido protagonismo às mulheres da região, e o Projeto de Avicultura, oportunizando uma nova renda para várias famílias com a comercialização de ovos e galinhas de postura e de corte.


No primeiro semestre deste ano, ainda, a MVV lançou o Edital de Apoio a Projetos Sociais, que está beneficiando 6 (seis) projetos da região que se enquadram em atividades que envolvem Cultura; Educação; Empreendedorismo e Geração de Trabalho e Renda; Esporte e Lazer; e Desenvolvimento das Comunidades Vizinhas. Cada projeto receberá até R$ 15 mil.


Foram selecionados os projetos “Vem Pra Roda”, da Associação Cultural Baluarte Capoeira e Maculelê; “OWU: Moda e Acessórios Étnicos com Tecido Algodão”, da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Remanescente de Quilombos Carrasco; “Música na Comunidade: Uma Corrida Para Transformar Vidas”, da Associação Comunitária dos Moradores do Povoado Corredor; “Fortalecimento da Associação Juntos Somos Fortes”, da Associação Juntos Somos Fortes; “Inclusão Digital Para Formação de Crianças e Adolescentes em Situação de Acolhimento Institucional”, da Associação Lar São Domingos Sávio; e “Judô na Comunidade”, do Instituto Andrade.


Ainda em 2022, outro Edital de Projetos Sociais será publicado e outros projetos sociais poderão ser beneficiados.


Além desses já citados, outros projetos sociais voltados para apoio à educação, fortalecimento das comunidades, empreendedorismo e geração de renda ocorrem na Área de Influência Direta do empreendimento.


ORGULHO


Segundo o CEO da Appian Brazil, Paulo Castellari, isso tudo é motivo para que todos que atuam no Grupo Appian e na MVV se sintam muito orgulhosos por tudo o que foi construído até aqui e pelo futuro de ainda mais sucesso que os espera.


“É com muita alegria que estamos completando 1 ano de Operação da Mineração Vale Verde. Em pouco tempo, após a finalização das obras, temos avançado substancialmente com as etapas de ramp up e o nosso concentrado de cobre já está ‘ganhando o mundo’. Tudo isso graças à dedicação e ao empenho de cada um de vocês, que estão nos ajudando a fazer história no Estado de Alagoas e a fazer mineração de uma forma mais humana e responsável. E mais que minerar, estamos tendo a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas. É isso que nos move!”, diz Castellari.


SOBRE A APPIAN BRAZIL


O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.


No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado no sul da Bahia – e a Mineração Vale Verde (MVV) – empreendimento de cobre com operação no Agreste alagoano.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados