Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Blogs

29/01/2021 às 12h01

/

As principais dúvidas sobre processos seletivos respondidas
Respondi as principais dúvidas da maioria dos candidatos. Veja se a sua é uma delas.
As principais dúvidas sobre processos seletivos respondidas

Na hora de procurar um emprego, sempre bate aquela insegurança no candidato. Isso porque são muitos detalhes que fazem a diferença durante o processo seletivo de uma empresa. O posicionamento corporal, a linguagem falada ou não, a roupa, os acessórios, perfume são só alguns dos pontos que podem prejudicar o candidato. 


Pensando nisso, resolvi responder à algumas perguntas que normalmente geram mais dúvidas e traumas nos candidatos. Irei reproduzir algumas delas agora. Na maioria das vezes que recebo indagações sobre processos seletivos, entrevistas, currículos ou vagas, as perguntas são muito parecidas com as que irei listar agora.


1) Quais os pré requisitos para participar do programa Jovem Aprendiz? 


Resposta: Para se candidatar ao programa federal, os pré requisitos são: ter terminado ou estar cursando o ensino médio, estar entre 14 e 24 anos, não ter sido empregado naquela empresa como Jovem Aprendiz (cada candidato só pode trabalhar uma única vez em cada empresa sendo Aprendiz)


2) Qual a melhor resposta para a pergunta “Me fale sobre você” na entrevista?


Resposta: Esta é uma pergunta estratégica na entrevista de emprego. Ela precisa ser respondida de forma que o entrevostador conheça um pouco sobre você e ao mesmo tempo sobre suas qualificações como profissional. Mas como eu disse: precisa ser estratégica a resposta. Portanto, treine. Muito! Ensaie sua resposta no espelho ou na câmera frontal do seu celular uma resposta de aproximadamente 2 minutos.


Exemplo - “Bom, eu sou uma pessoa normalmente bastante ativa. Gosto de estar sempre fazendo alguma coisa. Embora seja muito caseiro. Gosto de estar em casa com minha família, lendo, vendo algum seriado ou filme que me chame atenção… Aos fins de semana gosto de ir a praia, visitar meus pais e aproveitar o domingo para ‘domingar’ mesmo. (sorrisos e risos discretos para aliviar a sua tensão)


Como profissional, sou bastante metódico e analítico. Confesso que às vezes pareço meio fechado ou com a cara meio séria, mas gosto de socializar. A cara fechada é só um pouco de timidez misturada com o fato de ser muito analítico. Gosto de observar bastante, pois aprendo mais assim. Ao longo da minha carreira passei por boas empresas que contribuíram com a pessoa que sou hoje e me ajudaram a me trazer até aqui…” - claro, essa é a minha resposta. Faça uma adaptação à sua vida.


3)Não encontro vagas no mercado. Estou desistindo de procurar emprego.


Resposta: preciso ser sincero com você: emprego tem. Se você não está conseguindo, provavelmente está fazendo algo de errado. Seja na ausência de preparação, na estratégia errada ou precária ou na preparação do seu currículo. Se existem pessoas em todos os lugares conseguindo empregos (o Brasil criou mais de 142 mil postos de trabalho em 2020, sem contar com as pessoas que foram substituídas), o erro não está somente na baixa demanda de vagas, mas em como você está agindo. Então, busque atingir o seu máximo desempenho em currículo, entrevista, ser estratégico na busca por vagas. Não desista. É um período difícil sim, mas seja mais eficiente e vai conseguir. 


4) Eu devo colocar foto no currículo ou não?


Resposta: depende. Existem bons profissionais de RH que recomendam que não se coloque foto no currículo. Isso porque o avaliador pode pré julgar você por sua foto. Porém, eu particularmente não vejo muito sentido nessa afirmação, já que a recomendação é que o link do LinkedIn vá nos dados pessoais do candidato. Ou seja, se não ver a foto no currículo, vai ver no LinkedIn. Particularmente, como gestor de empresas, sempre preferi receber currículos com foto.


Mas não existe uma regra clara. É algo recomendado e vai muito da estratégia que cada candidato resolver adotar para si.


5) Quantas páginas deve ter meu currículo?


Resposta: mais uma vez, depende. Quanto mais experiência você tiver, mais páginas você vai precisar. Existem apenas algumas recomendações, mas nenhuma regra sobre o número de páginas de um currículo. Mas quando seguem um padrão, a tendência é de maior aceitação. 


Se você tiver até 5 anos de experiência, uma página é o suficiente. Não precisa mais que isso para explicar, de forma clara, quais suas experiências. Porém, tendo entre 5 e 10 anos de experiência de trabalho, o que se recomenda é que o currículo tenha até 2 páginas. E a partir dos 10 anos de experiência, pode ser em 3 páginas. Nunca mais que isso, não importa o tempo de experiência.


Ainda tem dúvidas sobre emprego, entrevista, currículo ou qualquer assunto relacionado com seu trabalho? Mande as perguntas para o Instagram, Fabebook, YouTube do Acta que irei responder ao vivo no Impacta às quintas, 11h30 ou aqui pelo blog.


Vai que sua dúvida seja respondida e você consegue seu emprego logo? Não custa tentar né? Mande sua dúvida.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Manda Jobs

Manda Jobs

Blog/coluna Laís Feijó traz dicas para você conseguir o emprego que sempre quis e alavancar sua carreira. Você também encontra informações sobre esse tema toda quinta, no Impacta.
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados