Sexta, 19 de abril de 2024
82 99669-5352
Especiais

14/08/2022 às 14h00 - atualizada em 15/08/2022 às 16h49

Polyana Lima

Maceió / AL

Namoro à distância: conheça histórias de casais que souberam lidar com o novo formato de relacionamento
Psicóloga explica como encarar a distância e como a internet pode ser uma aliada nessa fase.
Namoro à distância: conheça histórias de casais que souberam lidar com o novo formato de relacionamento
Lidar com a distância não tem sido fácil para o casal, mas com a ajuda da internet, a saudade tem liberado espaço para comunicação e a paciência. Foto: Lica Ornelas

Quando o assunto é relacionamento amoroso, é comum associar uma rotina parecida, momentos juntos e uma aproximação física mais frequente. Mas, apesar de ser o natural entre a maioria dos casais, para uma boa parcela, a realidade passa a ser diferente em algum momento da vida.


Hoje contaremos as histórias de dois casais que, por influência da vida, precisaram lidar com um novo tipo de relacionamento: o relacionamento à distância. Existe receita para o sucesso do casal estando longe? Como encarar um novo formato de relacionamento? A internet pode ser uma aliada nessa jornada? Vamos descobrir!


Lica Ornelas e Larissa Franco estão juntas há quase três anos, mas um novo trabalho trouxe Lica, que é publicitária, para Maceió enquanto Larissa, que é advogada, ficou em Salvador, na Bahia. O novo hábito de relacionamento das duas começou há pouco tempo: apenas um mês. Mas, precisará ser encarado por mais dois meses.


 


Foto: Mirelle Matias.


Lidar com a distância não tem sido fácil para o casal, mas com a ajuda da internet, a saudade tem liberado espaço para comunicação e a paciência. "A gente usa da tecnologia, né? FaceTime, ligação, WhatsApp, que com mensagens ao longo do dia, dá a sensação de estar junto o dia todo", disse Lica.


Para a publicitária, a saudade é a maior dificuldade para lidar no momento. "Por mais que a tecnologia supra um pouco a comunicação, o estar junto, de fato, fica de fora e presença faz falta. E tem coisas que só o olho no olho consegue expressar", contou.


Apesar da dificuldade que a distância provoca, o diálogo é sempre uma peça-chave para o sucesso do casal. É a dica que a baiana dá para os casais que estão passando pela mesma situação. "Paciência de ambos os lados para entender que as rotinas estão diferentes e o tempo está diferente para cada um. Estar sempre aberto ao diálogo, conversar sobre as coisas e expressar os sentimentos. Se deixar uma chateação pra depois, só aumenta e não ajuda em nada", reforçou Lica.


"Tem dias que a saudade aperta bastante"


A história de Nyla Ferro e Júlio Cavalcante é semelhante à de Lica e Larissa. O casal, que está junto há cinco anos, precisou se afastar há sete meses. Isso porque Júlio, que morava em Maceió, passou em um concurso e precisou morar em Recife, Pernambuco.


Para o casal, a nova rotina não é fácil, mas os dois tentam lidar da melhor forma possível mesmo em meio às dificuldades. "Tem dias que a saudade aperta bastante, mas entendemos que faz parte do processo e que era esperado, já que ele estudava para isso e estava fazendo concursos fora do estado", contou.


Nyla, que é publicitária, diz que os compromissos diários amenizam um pouco o pensamento, e que eles buscam manter o contato sempre pelo celular e WhatsApp. "É o que temos para amenizar e acaba funcionando um pouco. Temos compreensão, entendimento e a vontade de tá junto. Isso que importa!", explicou.


 


A publicitária deu uma dica importante para quem está em uma relação parecida. "Ter paciência e compreensão é essencial, não basta só querer tá junto. É um combo. A sensação de saber que vai valer a pena, que aquela pessoa vai estar contigo é confortante. A forma como você decide levar a situação na cabeça, vai dizer muito sobre o sentimento do processo. É sobre pensar e entender que dias ruins não são todos os dias", finalizou.


Segundo a psicóloga Roseanne Albuquerque, a melhor forma de lidar com um relacionamento à distância é manter uma comunicação assertiva e aberta com o parceiro. "O ideal é sempre ter um momento estabelecido de partilha durante o dia, um momento em que o casal vai precisar se comunicar e dividir os medos, os anseios, os projetos e os planos", contou a psicóloga.


Ela explicou que essa é uma forma de fortalecer o casal e a relação de ambos. Além disso, a psicóloga pontuou que os familiares, os amigos, o trabalho e a rotina são fundamentais nesse processo. "Esse apoio diminui mais a ansiedade e a saudade por estar longe daquela pessoa", explicou Roseanne.


A preocupação, insônia e falta de fome são sinais que devem ser observados durante esse processo. Caso surjam, o ideal é que o casal procure um profissional especializado. A terapia pode ser uma aliada nessa fase. "É importante sempre que a pessoa que está em um relacionamento à distância busque o autoconhecimento", frisou.


Se perceber e perceber o outro é fundamental para a relação dar certo. Para a psicóloga, é necessário fazer as seguintes perguntas: Como eu estou nesse relacionamento? Como o outro está? Como esse relacionamento pode perdurar? Os objetivos e interesses continuam em comum? "A chave é aprender a lidar consigo mesmo para aprender a lidar com o outro", finalizou Roseanne.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados