Sexta, 29 de março de 2024
82 99669-5352
Blogs

19/09/2022 às 19h51 - atualizada em 20/09/2022 às 16h40

Felipe Farias

Maceió / AL

Desfaçatez
Eufemismo, como se sabe, é 'usar um nome bonito' – e desfaçatez é, na prática, algo como ser sonso... muito sonso.
Desfaçatez
Presidente Bolsonaro se atrapalha para colocar máscara. FOTO: reprodução

O melhor eufemismo para definir a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL), ao admitir erros, dizer que vai passar a faixa, que vai deixar a vida pública e que se “excedeu” ao proferir algumas das aberrações verbais que protagonizou durante a pandemia – das quais a que deve mesmo ser cristalizada pela implacável História é a perversa “não sou coveiro”.


Eufemismo, como se sabe, é “usar um nome bonito” – e desfaçatez é, na prática, algo como ser sonso... muito sonso.


Ou um cínico nível hard.


Não, o presidente “não caiu em si”...


Assim como conceder reduções sucessivas de preço de combustíveis – que muitos apoiadores de adversários atribuem muito mais às pesquisas do que a bondades presidenciais – e outros benefícios.


O foco é, sim, eleitoral – como, aliás, já apostavam analistas políticos, influenciadores digitais e celebridades eventuais de redes sociais.


O que chama a atenção – e nos leva a tocar no assunto só agora – é, primeiro, a constatação de que o presidente não é de todo a pessoa de perfil tosco, que ele mesmo endossa e cultiva. E com o qual seus apoiadores deliram.


Ele seguiu as dicas de marqueteiros, conselhos de aliados, imposição de outros “Arthur Lira”...


Enfim, seguiu a lógica.


Agora, o segundo motivo de levantar a discussão: por que Bolsonaro não teve a mesma capacidade antes?


Por que não seguiu a lógica para comprar vacinas em tempo hábil (o que – dizem especialistas – salvaria mais da metade das vidas levadas pela pandemia)?


Por que não seguiu a mesma lógica para não fazer o papel de propagar – até para as emas que vivem nos jardins do palácio – de um medicamento ineficaz e dizer tolices em ambientes os mais diversos?


O mais do que provável motivo: ainda não se estava tão perto da eleição – e, em especial, com a presença de Lula como candidato.


Em 2018, Lula estava preso.


Afinal, desde janeiro de 2019 que Bolsonaro não visa outra coisa que não seja a reeleição.


E, pelo visto, bastou tirar os pés do Brasil, para deixar a lógica de lado, novamente e, no Reino Unido, nos funerais da rainha Elisabeth II, já fazer discursos de tom golpista.


Todo o conteúdo é de responsabilidade do autor. 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Com a palavra, Felipe Farias

Com a palavra, Felipe Farias

Blog/coluna Felipe Farias tem 33 anos de carreira no jornalismo. Passou por vários veículos impressos e também pela TV. Atualmente, apresenta o "Com a Palavra", no YouTube do Acta; e também é comentarista no "Jornal do Acta". Neste espaço, você vai encontrar análises e comentários a respeito do cenário político local e nacional.
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados