Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Cultura

24/09/2022 às 18h18

Acta

MACEIO / AL

Festival Revoada de cinema abre edital para inscrições médias e curtas-metragens
Inscrições ocorrem até o dia 30 de setembro e serão realizadas no site do festival
Festival Revoada de cinema abre edital para inscrições médias e curtas-metragens
Cartaz do festival: exibições e oficina em escola do Benedito Bentes – “forma de aproximar cinema contemporâneo de público periférico, estimulando a produzir suas próprias narrativas”. (Foto: reprodução)

A primeira edição do ‘Revoada – Festival de Cinema das periferias de Maceió’ lançou, no último dia 16, o edital de inscrições de filmes – médias e curtas-metragens. As inscrições são exclusivamente online, no site do Festival: www.festivalrevoada.com.br, e seguem até o dia 30 de setembro.


Para se inscrever no festival, os produtores audiovisuais deverão seguir algumas regras: filme ter duração máxima de 40 minutos; ser falado em língua portuguesa e caso seja em outro idioma vir acompanhada de legenda. As produções devem ter sido realizadas a partir de 2021.


O Festival Revoada acontecerá de 21 a 27 de novembro, no bairro Benedito Bentes, em Maceió. Nele haverá sessões de longas, curtas e médias-metragens, atrações culturais diárias, um ciclo de conferências e oficinas de formação. Antes do festival haverá também uma oficina de realização de filmes em uma escola da rede estadual do bairro Benedito Bentes, uma forma de aproximar o que há de mais instigante no cinema brasileiro contemporâneo do público periférico da capital alagoana, e estimulá-los a produzir filmes que apresentem suas próprias narrativas.


O evento é uma ação inovadora da produtora cinematográfica ‘Céu Vermelho Fogo Filmes’, que se dedica à realização de filmes e projetos de difusão e formação em cinema.


Os produtores da Céu Vermelho Fogo Filmes, Alessandra Moretti e Ulisses Arthur explicam que a proposta do Festival é traçar rotas, tanto dentro dos filmes com dentro do espaço urbano da cidade. “Se no cotidiano da cidade os moradores da periferia vão para a região turística para trabalhar e buscar espaços de diversão, aqui estimulamos o contra movimento. Uma cidade em deslocamento para imergir nas imagens”, explicam os produtores.


“A vontade que norteia o início dessa aventura é a de ampliar visões, voar para conquistar outras perspectivas. Fomentar novos grupos de voo e encontrar calor e alimento em temas pouco visitados por aqui”, completam.  O Revoada será um grande ponto de encontro onde as pessoas poderão assistir aos filmes e debatê-los, para formularem juntas reflexões que só nos farão avançar quanto coletivo.

FONTE: Sidinéia Tavares – jornalista (assessoria)

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados