Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Cultura

19/11/2022 às 15h06 - atualizada em 20/11/2022 às 00h48

Acta

MACEIO / AL

Festival Revoada realiza exibições de filmes, ciclos de formação e conferências de cinema em Maceió
Ações acontecem no IFAL, no Sebrae e nos bairros Vergel e Jacintinho. Encerramento será com grande festival no Benedito Bentes
Festival Revoada realiza exibições de filmes, ciclos de formação e conferências de cinema em Maceió
Evento começa nesta segunda-feira, 21, e até o dia 27 (Foto: Ascom)

O Festival Revoada de Cinema chega a sua última semana de ações e está com a programação repleta para todos os públicos, classes sociais e níveis educacionais. A partir desta segunda-feira, 21, e até o dia 27, serão realizadas diversas atividades simultâneas.


 A programação é o encerramento, - com o grande festival de cinema no bairro do Benedito Bentes -, dos projetos de valorização, formação e disseminação do audiovisual na Capital alagoana, iniciados em setembro deste ano, com o lançamento do edital do Revoada para inscrições de curtas metragens.


 Durante todo mês de setembro e parte do mês de outubro, sete alagoanos, que são referência na produção cultural, audiovisual e na educação, tiveram a árdua e prazerosa tarefa de escolher 12, entre 357 filmes - curtas metragens- inscritos no Festival Revoada de Cinema.


 Pousando nas escolas


 Em outubro, o Revoada fez sua primeira aterrissagem na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa de Aguiar, localizada no Bairro Benedito Bentes, quando realizou a oficina ‘Pluma de cinema com celular’, voltada para estudantes do Ensino Médio. Na ocasião foram ensinadas técnicas de narrativa, roteiro, produção, filmagem e edição de filmes.


 Da oficina Pluma foram saíram as vinhetas do Festival Revoada, que estão sendo divulgadas nas redes sociais, nas escolas e serão exibidas no grande festival de cinema.


 Já no começo de novembro, o Revoada fez pousos nas Escolas Municipal Hermínio Cardoso (Fernão Velho), Municipal Sérgio Luiz (Chã da Jaqueira), Estadual Salete Gusmão (Clima Bom) e Estadual Raul Lima (Ipioca), para exibição de curtas-metragens. Uma maneira de levar a produção audiovisual brasileira para crianças e jovens estudantes maceioenses.


 Exibições especiais


 Antes do Festival no bairro Benedito Bentes, o Revoada fará pouso em duas escolas, nos bairros do Jacintinho e Vergel do Lago. No próximo dia 21, às 19 horas, haverá exibição do Filme “Rolê – história dos rolezinhos”, na Escola Estadual Theonilo Gama, no Jacintinho. Após a exibição do filme haverá apresentação musical da Batalha Marginal Alagoas.


Já no bairro Vergel do Lago, no dia 22, às 19h, terá a exibição do filme brasileiro indicado ao Óscar, “Marte Um”, na Escola Estadual Aurelina Palmeira. Logo após o filme haverá um pocket show com a cantora Mary Alves.


 Formação para alunos do IFAL


Seguindo o cronograma de ações ao longo deste mês, o ‘Festival Revoada de Cinema’ irá pousar nos Campus Centro e Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Nas unidades de ensino, serão realizadas oficinas de interpretação e de direção audiovisual. Voltadas para os estudantes de Ensino Médio Técnico do IFAL, as oficinas ocorrem, simultaneamente, do dia 21 ao dia 25, com direito a certificado.


 Os estudantes do IFAL Centro participarão da Oficina de Direção audiovisual ‘Sobre-voar - da Ideia às Telas’, com o diretor, roteirista, editor e fotógrafo Nivaldo Vasconcelos. Já os estudantes do IFAL Campus Benedito Bentes farão a oficina de interpretação ‘Revoada de Uirapurus’, com o pesquisador das artes, ator de cinema e de teatro, Luciano Pedro Jr.


 Ciclo de Conferências Sebrae LAB


Para o Ensino Superior, o Revoada, em parceria com o Sebrae Alagoas montou uma programação com conferências sobre o cenário cinematográfico no Brasil. As conferências ocorrem a partir de segunda-feira, 21, e seguem até sábado, 26, a partir das 14 horas, no Sebrae Alagoas, localizado na Rua Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro, Maceió; e na Escola Técnica de Artes (ETA/UFAL), localizada na Praça Sinimbu, Centro de Maceió.


 O Ciclo de Conferências Revoada é composto por seis painéis que se debruçam entre os eixos: Produção, documentário, difusão e periferia, crítica e curadoria, direção cinematográfica. Eles serão ministrados por diretores, cineastas e profissionais de renome nacional. Toda ação é gratuita e há disponibilização de certificado.


 Último pouso do Revoada: Festival de Cinema no Benedito Bentes


Uma revoada de filmes inéditos irá pousar no Benedito Bentes a partir do próximo dia 23 e até o dia 27 de novembro. Na programação estão cinco longas metragens de renome, entre eles o filme Serial Kelly, da Globo Filmes e dirigido pelo renomado cineasta alagoano, René Guerra. Serial Kelly teve parte da gravação em Maceió e conta a história da ‘primeira serial killer mulher do Brasil, interpretada pela cantora Gaby Amarantos.


 Outros longas-metragens que fazem parte da programação são os inéditos: A Filha do Palhaço; Noites Alienígenas, Medusa, Perlimps e ÚYRA - A Retomada da floresta.


 Para abrilhantar as noites de exibições, os diretores Sérgio de Carvalho, René Guerra e a roteirista Martina Sönksen, dos filmes ‘Noites Alienígenas’, ‘Serial Kelly’ e ‘ÚYRA’ estarão presentes e falarão um pouco sobre suas respectivas produções cinematográficas.


 Além da programação de longas metragens, o Festival Revoada de Cinema leva ao bairro do Benedito Bentes nove curtas-metragens inéditos. Os curtas fazem parte de uma lista das 357 obras brasileiras inscritas para concorrer à exibição no 


Revoada


 O evento é uma ação inovadora da produtora cinematográfica ‘Céu Vermelho Fogo Filmes’, que se dedica à realização de filmes e projetos de difusão e formação em cinema. As ações tem como patrocinadores o Banco Regional do Desenvolvimento (BRDE), o Fundo Setorial do Audiovisual, A Agência Nacional de Cinema, o Sebrae Alagoas e a Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Cultura (FMAC), e a parceria do Confurt Hotel, da Agência Cilibrina, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), da Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes (Prefcom) e da vereadora Teca Nelma.


 Veja a programação das conferências Sebrae LAB


21/11 - SEGUNDA-FEIRA _ Local: SEBRAE Lab 


14h - Produzir Cinema: Da margem ao centro e vice-versa. Convidados: Regina Barbosa- diretora e produtora; Pedro Krull- produtor e realizador; Renah Berindelli - produtora executiva e diretora de produção. Mediadora: Débora Lima - Analista de Soluções e Inovação SEBRAE/AL.


16h – Masterclass: Personagens em conflito no documentário com Vladimir Seixas - Diretor e Roteirista; vencedor do Prêmio TAL no DocMontevideo de melhor documentário, da medalha de bronze na categoria Direitos Humanos no New York Festivals – TV & Film e foi indicado ao Emmy em 2019.


22/11 - TERÇA-FEIRA _ Local: SEBRAE Lab


14h - O que pode a periferia pelo Cinema? Convidados: Ari Consciência - articulador e produtor cultural; Fernando Rodrigues - professor da Universidade Federal de Alagoas; Zazo - fotógrafo e realizador de cinema. Mediadora: Rose Monteiro - historiadora, realizadora de cinema e produtora cultural. 


23/04 - QUARTA-FEIRA_ Local: SEBRAE Lab


14h - Diálogos da direção. Convidados: Pedro Diógenes - roteirista e diretor; Sérgio de Carvalho - roteirista e diretor. Mediador: Ulisses Arthur – roteirista, diretor e realizador do Festival Revoada.


26/11 – SÁBADO_ Local: Escola Técnica de Artes – ETA/UFAL


14:30h - Debate com René Guerra. O diretor e roteirista alagoano René Guerra compartilha um pouco do seu processo criativo, neste momento, com enfoque no seu primeiro longa-metragem “Serial Kelly”.


16h - Curadoria, crítica e os desejos de aproximação. Convidadas: Carol Almeida - pesquisadora, Professora e Curadora de cinema; Lorenna Rocha - historiadora, pesquisadora, programadora e crítica cultural; Beatriz Vilela - realizadora de cinema, professora e pesquisadora. Mediador: Janderson Felipe - realizador e pesquisador.


 Veja a programação completa do Revoada no Benedito Bentes, de 23 a 27 de novembro


23/11 (QUARTA-FEIRA)


19h_ Longa A Filha do Palhaço. Direção: Pedro Diógenes (Ceará). Classificação indicativa: 12 anos;


21h_ Curta Adão, Eva e o Fruto Proibido. Direção: R.B Lima (Paraíba). Classificação indicativa: 14 anos;


Curta Maninha Xucuru-kariri. Direção: Celso Brandão e Aldemir Barros(Alagoas). Classificação indicativa: Livre;


Curta As Vezes Que Não Estou Lá. Direção: Dandara de Morais (Recife). Classificação indicativa: 16 anos;


24/11 (QUINTA-FEIRA)


20h _ Longa Noites Alienígenas. Diretor: Sérgio de Carvalho (Acre). Classificação indicativa: 14 anos. Com a presença do diretor do filme, Sérgio de Carvalho.


25/11 (SEXTA-FEIRA)


17h _ Curta Fantasma Neon. Direção: Leonardo Martinelli (Rio de Janeiro);


Curta Entre Rimas e Improvisos: as batalhas de Rap em Alagoas. Direção: Delanisson Araújo (Alagoas). Classificação indicativa: Livre;


Curta LUAZUL. Direção: Letícia Batista e Vitória Liz (São Paulo). Classificação indicativa: 16 anos;


21h_ Longa Serial Kelly. Direção: René Guerra (Rio de Janeiro/Alagoas). Classificação indicativa: 16 anos; Com a presença do diretor René Guerra.


26/11 (SÁBADO)


19h _ Curta Rua Dinorá. Direção: Natália Maia e Samuel Brasileiro (Ceará. Classificação indicativa: Livre; 


Curta Imã de Geladeira. Direção: Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo (Sergipe). Classificação indicativa:Livre; 


Curta A Velhice Ilumina o vento. Direção: Juliana Segovia (Mato Grosso. Classificação indicativa: Livre; 


21h_ Longa Medusa. Direção: Anita Rocha da Silveira (Rio de Janeiro. Classificação indicativa: 14 anos; 


27/11 (DOMINGO)


18h_ Sessão Matinê, com o longa Perlimps. Direção: Alê Abreu (São Paulo. Classificação indicativa: Livre;


20h_ Longa ÚYRA - A Retomada da floresta. Direção: Juliana Curi (Brasil/EUA). Classificação indicativa: Livre; com a presença da roteirista do filme Martina Sönksen.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados