Sexta, 19 de abril de 2024
82 99669-5352
Saúde

25/11/2022 às 16h18 - atualizada em 25/11/2022 às 20h36

Alberto Lima

Maceió / AL

Sesi e Cordial lançam o programa Coração da Indústria
Voltada para o trabalhador, ação vai prevenir e tratar doenças cardiovasculares
Sesi e Cordial lançam o programa Coração da Indústria
ASSESSORIA

“Uma parceria importante, que espero ser longeva”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade, ao lançar, nesta quinta-feira, 24, o programa Coração da Indústria, durante a reunião da Diretoria da Fiea.


A ação, inédita no estado, é resultado de parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Cordial Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas. O objetivo é aumentar a oferta de procedimentos voltados ao diagnóstico precoce, prevenção e tratamento de doenças cardíacas entre os trabalhadores da Indústria.


“As doenças cardiovasculares são as que mais matam e incapacitam, gerando grave impacto na economia”, alertou o médico Ricardo César Cavalcanti, presidente da Cordial, durante o lançamento na Fiea. As doenças do coração são a principal causa de morte do Brasil, atingindo cerca de 30% da população brasileira, sendo ainda um dos maiores motivos de afastamento do trabalho.


A apresentação do programa foi iniciada pela diretora de Segurança e Saúde para a Indústria (SSI) do Sesi/AL, Cláudia Piatti. Ela explicou que o Coração da Indústria consistirá na triagem entre os industriários, identificando aqueles que têm doenças cardiovasculares e encaminhando para um acompanhamento específico.


Esse diagnóstico será feito por meio de visitas às empresas para aplicação de questionário, pesagem, índice de massa corporal (IMC), avaliação com médico clínico geral. Depois da avaliação, os casos que precisam de intervenção mais específica – serviço de clínica médica, cardiologia e exames complementares – serão encaminhados para as clínicas Sesi.


Os trabalhadores da Indústria que apresentarem alguma comorbidade serão encaminhados à Casa do Coração, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), onde contarão com o acompanhamento de profissionais especializados. Ao final, os empresários recebem um relatório com o perfil epidemiológico da empresa, com sugestões de melhorias na promoção da saúde do trabalhador e palestras educativas.

FONTE: ASSESSORIA

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados