Sexta, 19 de abril de 2024
82 99669-5352
Saúde

25/11/2022 às 16h31 - atualizada em 25/11/2022 às 16h36

Alberto Lima

Maceió / AL

Sesau estuda ampliação de leitos hospitalares exclusivos para assistir pacientes com Covid-19
Especialistas mantêm recomendação para o uso de máscara em locais fechados
Sesau estuda ampliação de leitos hospitalares exclusivos para assistir pacientes com Covid-19
Grupo Técnico Científico discute boletim epidemiológico da Covid e recomenda o uso de máscaras em locais fechados/ Carla Cleto / Ascom Sesau

Diante do aumento de casos de Covid-19 no Estado, o Governo de Alagoas estuda a ampliação de novos leitos hospitalares exclusivos para Covid-19, o que deve ocorrer se a curva de casos confirmados continuar em crescimento.


Durante reunião do Grupo Técnico Científico, nesta sexta-feira (25), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram mantidas as recomendações para o uso de máscaras em locais fechados e a necessidade da conclusão do esquema vacinal contra o novo coronavírus.


De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, as determinações são medidas de contingência para o enfrentamento de uma possível nova onda da Covid-19. “Nós estamos, de fato, vendo um aumento importante dos casos de Covid-19 em Alagoas, provavelmente causado pelas variantes do novo coronavírus. Por isso, nosso Grupo Técnico Científico está acionando as unidades e alinhando todas as medidas necessárias para combater uma possível nova onda do vírus”, ressaltou.


Ao longo da reunião, os especialistas analisaram a sazonalidade do novo coronavírus, a cobertura vacinal dos 102 municípios alagoanos e o Panorama da Covid-19 em Alagoas. Também foram analisados os dados dos Boletins Epidemiológicos das últimas semanas, que são emitidos diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), bem como, a ocupação de leitos de Enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cujos dados são divulgados diariamente no site https://www.saude.al.gov.br/covid-19/.


Monitoramento 


O chefe do Gabinete Estadual de Combate às Doenças Infecciosas, infectologista Renee Oliveira, pontuou a importância das reuniões para acompanhar o desenvolvimento do vírus no Estado. O especialista ressaltou a necessidade de que a população siga corretamente as medidas sanitárias para conter o avanço do novo coronavírus em Alagoas.


“O Panorama da Covid-19 no Estado mostra que, no momento, estamos estáveis com o número de internamentos e óbitos, mas que existe uma crescente no número de pacientes diagnosticados com a doença. Cenário que pode se intensificar devido às festividades da Copa do Mundo e as confraternizações de Natal e Réveillon. Também detectamos um aumento no número de gestantes infectadas, o que mais uma vez acende o alerta à população para que siga as recomendações contra o novo coronavírus. O uso de máscara, álcool em gel a 70% e a manutenção do distanciamento social são necessários neste momento”, destacou o infectologista.


Todas as medidas foram sugeridas pelos infectologistas e técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), da Central Estadual de Regulação de Leitos, do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) e pelos gestores da Rede Assistencial, formada por hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

FONTE: Ruana Padilha / Ascom Sesau

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados