Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Entretenimento

26/11/2022 às 14h02

Acta

MACEIO / AL

Astro de novelas e galã de Chaves, ator mexicano Héctor Bonilla morre de câncer aos 83 anos
Artista com mais de 60 filmes e novelas ficou famoso no Brasil pelo episódio Um Astro Cai na Vila
Astro de novelas e galã de Chaves, ator mexicano Héctor Bonilla morre de câncer aos 83 anos
Héctor Bonilla em Chaves e no filme Una Navidad No Tan Padre. (Foto: reprodução/Montagem/Reprodução/Televisa/SBT/Netflix)

Héctor Bonilla, um dos artistas mais conhecidos da TV e do cinema mexicano. No Brasil, o ator ficou conhecido por sua participação em um episódio de Chaves, interpretando a si próprio. Há quatro anos, tratava um câncer no rim direito.


O ator morreu na última sexta-feira (25), aos 83 anos.


A família de Héctor Bonilla publicou uma nota a respeito da morte. Segundo eles, o ator “morreu em casa, em paz, sem dor e rodeado pelo seu círculo mais íntimo, que o acompanhou até o final”.


Em seis décadas de carreira, Héctor Bonilla estrelou mais de 30 filmes e 30 novelas. Mesmo durante o tratamento contra o câncer, não parou de atuar. Trabalhou com os filhos, por exemplo, na peça Almacenados e protagonizou Una Navidad no tan padre, filme de Natal lançado pela Netflix em 2021.


Em janeiro de 2019, antes de revelar sua luta contra o câncer, este colunista teve a honra de entrevistar Héctor Bonilla a respeito de sua participação em Chaves no episódio Um Astro Cai na Vila (1979), que na ocasião seria exibido pela primeira vez no canal pago Multishow. No México, foi ao ar dias após o último capítulo da novela Viviana, que protagonizou e foi alçado a galã nacional.


“Dou muita risada quando brasileiros me veem e me reconhecem pelo Chaves. Chama a minha atenção porque é precisamente no Brasil que acontece isso. Toda vez que encontro um brasileiro, me dizem isso. É muito engraçado”, revelou Bonilla.


“Em 1978, eu estava muito famoso pela novela Viviana. Não estava gostando de como eram feitas as novelas e me aproximei de Roberto Gómez Bolaños [criador e protagonista de Chaves]. Ele falou: ‘Vou escrever um programa para você'”, recordou.


Com duas partes (sendo a primeira perdida mundialmente), Um Astro Cai na Vila mostra a chegada inusitada de um galã de TV à vila do Chaves. Na história, Hector procura um macaco hidráulico para trocar o pneu de seu carro. Seu Madruga “aluga” o equipamento para o ator, mas quem não gosta da presença do ator é Professor Girafales, que sente ciúme ao vê-lo com Dona Florinda.


A rede mexicana televisa lamentou a morte de Héctor Bonilla. Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha), Florinda Meza (Dona Florinda), Edgar Vivar (Sr. Barriga) e o Grupo Chespirito também se manifestaram.


Confira a nota da família de Héctor Bonilla sobre a morte do ator:


Depois de quatro anos de luta contra o câncer, morreu nosso amado marido, pai, avô, companheiro e exemplo de vida: Héctor Bonilla.


Morreu em sua casa, em paz, sem dor e rodeado pelo seu círculo mais íntimo, que o acompanhou até o final.


Temos consciência de que Héctor deixou um legado incomensurável e muitíssimos corações aumentaram sua partida. Saibam que, apesar da infinita tristeza que nos embarga, estamos tranquilos por nos despedir de um homem que se foi sem dever nada a ninguém, que viveu intensa e plenamente, que pregou sempre com o exemplo e semeou amor e alegria em cada lugar aonde foi.


Como ele queria, compartilhamos com vocês o epitáfio que Héctor escreveu para si próprio durante vários anos:


Se o espetáculo acabou,


Não fiquem xingando.


Quem me viu me viu.


Não fica nada.


Segundo Fernando Bonilla, um dos três filhos de Hector, o ator redigiu seu testamento em 2004. Durante a pandemia, transformou a carta em música (confira abaixo). Ele também deixa sete netos e a mulher, a atriz Sofía Álvarez.

FONTE: Paulo Pacheco – UOL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados