Sexta, 29 de março de 2024
82 99669-5352
Cidades

22/01/2023 às 16h16 - atualizada em 22/01/2023 às 18h58

Acta

MACEIO / AL

Instituto Amadal promove Mutirão de Serviços Gratuitos, em Maceió
Beneficiados vão ser os feirantes do Benedito Bentes
Instituto Amadal promove Mutirão de Serviços Gratuitos, em Maceió
Serviços de graça serão oferecidos no local de trabalho dos feirantes (Imagem: Ascom)

Nesta segunda-feira (23) os feirantes do Benedito Bentes podem participar de um grande Mutirão de Serviços Gratuitos, organizado pelo Instituto Amadal, em parceria com a Associação dos Feirantes do bairro.


 


A ação começa às 7 horas, na Nova Feira do bairro, bem ao lado do Mercado Público Municipal, onde funciona a Nova Feira. Segundo Maynara Araújo, assistente social e coordenadora do Instituto, o principal objetivo da ação é facilitar o acesso dos feirantes aos serviços básicos, sem que eles precisem deixar o local de trabalho.


 


"O Amadal existe para atender especificamente a comunidade do bairro. Não podemos ficar alheios à essas necessidades tão perto de nós. Por esse motivo, nós fazemos levantamentos periódicos para identificar onde há demandas reprimidas. Após isso, elaboramos ações como essa, para promover a elevação social e dar mais dignidade à população", detalhou.


 


Para Francisco Santos, que já trabalhava na feira quando as vendas ainda eram no canteiro do Benedito Bentes, ser atendido aqui não é apenas cômodo, mas necessário.


 


"Infelizmente eu não teria como sair daqui pra ir buscar esse atendimento em outro local, porque quem vai vender os produtos pra mim? Agora, nem perco o dinheiro do dia nem a oportunidade de ter tantos serviços, sem pagar nada", concluiu.


 


Serviços


 


Cerca de 120 feirantes devem ser atendidos no Mutirão Gratuito com o apoio de instituições parceiras. A Casa Amigo da Mulher vai disponibilizar verificação de pressão arterial e glicemia, além de


marcação de consulta para clínico geral, saúde da mulher, nutricionista e fisioterapia (para alívio das dores).


 


À tarde a população ainda vai contar com atendimento para o CadÚnico, para cadastro e renovação do NIS (Número de Inscrição Social) e do Auxílio Brasil (novo Bolsa Família). 


 


A Ouvidoria Comunitária do Benedito Bentes também é parceira da ação e vai ofertar serviços relacionados ao CPF (atualização, segunda via), emissão do título de eleitor, de certidões negativas (“nada consta”) e de boletos de energia e água (segunda via). No local, também podem ser agendados atendimento para a Central Já!


 


Os participantes também poderão consultar se estão inscritos em algum serviço de proteção ao crédito, como o SPC/Serasa.


 


Outra ação importante é a consultoria jurídica, pois muitos ainda estão na informalidade ou até mesmo sem gozar de benefícios a que têm direito.


 


"Com essa rede de cooperação mútua nós dividimos o trabalho, mas multiplicamos resultados. Quem ganha com esse trabalho é a parcela da população que mais precisa. Além dos serviços ofertados no local, os beneficiados também vão saber que podem contar com outros atendimentos do Amadal e das diversas instituições que fortalecem nosso trabalho", complementa a coordenadora.


 


Instituto Amadal


 


O Instituto de Assistência Social à Comunidade (Amadal) foi fundado há 23 anos, para atender a os moradores do  Benedito Bentes.


 


O Instituto oferece diversos serviços de graça na área de saúde, como fisioterapia, serviço social, saúde da Mulher, pré-natal, hiperdia, SCFV referenciado por um Cras, além de exames laboratoriais. Além disso, também desenvolve ações sociais, educativas, culturais e até esportivas.


 


O Instituto recebe emendas parlamentares, como as destinadas pelo vereador Siderlane Mendonça, que apoia o projeto, por reconhecer os benefícios proporcionados à uma parcela bastante vulnerável da população de Maceió.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados