Sábado, 20 de abril de 2024
82 99669-5352
Geral

30/01/2023 às 19h34

Acta

MACEIO / AL

STF recebe novas togas de ministros após anteriores serem destruídas por criminosos em 8 de janeiro
Ministros da Corte poderão usar as togas na abertura do ano judiciário, na próxima quarta-feira (1º)
STF recebe novas togas de ministros após anteriores serem destruídas por criminosos em 8 de janeiro
Ministros da Corte poderão usar as togas na abertura do ano judiciário, na próxima quarta-feira (1º). Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu togas novas para serem usadas por ministros da Corte este ano. As antigas, que ficavam guardadas em um armário perto do plenário, foram destruídas nos atos criminosos do dia 8 de janeiro.


Assim, na próxima quarta-feira (1º), os ministros poderão usar as togas na abertura do ano judiciário.


Na semana passada, em imagens divulgadas do ataque, é possível ver um agente prendendo um invasor usando a vestimenta.


As togas fazem parte de uma liturgia a ser seguida no Judiciário e o uso delas segue atos formais. Nos julgamentos, é obrigatório o seu uso pelos magistrados.


Advogados que fazem o uso da palavra, por exemplo, devem usar becas em sinal de respeito.


A toga começou a ser usada na Roma Antiga – antes de Cristo – e é um dos símbolos da magistratura. As vestimentas tem comprimento até os calcanhares e é um traje que simboliza poder.


“Quando um juiz adentra o recinto de um tribunal e todos se levantam, não estão se levantando para o indivíduo, mas para a toga que ele veste e para o papel que ele vai desempenhar”, afirmou o professor norte-americano Joseph Campbell, no livro “O Poder do Mito”.


 

FONTE: CNN

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados