Quinta, 18 de abril de 2024
82 99669-5352
Mundo

15/03/2023 às 08h30 - atualizada em 15/03/2023 às 13h59

Acta

MACEIO / AL

Reino Unido procura trabalhadores para preencher mais de um milhão de vagas de emprego
Faltam candidatos em vários setores e o governo vai anunciar medidas para tentar estimular o mercado
Reino Unido procura trabalhadores para preencher mais de um milhão de vagas de emprego
Londres, Reino Unido Heidi Fin/Unsplash

O Reino Unido, um dos países mais ricos do mundo, tem quase 1.2 milhão de vagas de trabalho abertas e sem candidatos para preenchê-las.


Os dados oficiais são do Office for National Statistics (Departamento Nacional de Estatísticas, uma espécie de IBGE britânico).


O problema está preocupando seriamente o governo, já que a falta de trabalhadores diminui a produtividade das empresas e o crescimento da economia.


A falta de trabalhadores é sentida em vários setores, e não apenas naqueles onde a mão de obra é menos qualificada.


Faltam, por exemplo, médicos, enfermeiros, professores, especialistas em TI e trabalhadores para os setores de logística, hotéis, bares e restaurantes.


Muitas empresas estão recorrendo à imigração, trazendo funcionários qualificados de várias partes do mundo.


Apesar do Brexit, o processo que levou o país a deixar a União Europeia e a fechar seu mercado de trabalho para os europeus, o Reino Unido registrou o recorde histórico de entrada de imigrantes em 2022.


Segundo o Office For National Statistics, cerca de 504 mil pessoas se mudaram de maneira definitiva para a ilha no ano passado.


Mais da metade desse número veio com vistos de trabalho permanente ou temporário conseguidos pelas empresas que os contrataram.


Para conseguir o direito de trabalhar no Reino Unido, os candidatos devem ter uma oferta de emprego oficial com um salário de pelo menos 25.600 libras por ano (cerca de R$ 162 mil).


A crise é tão grande que o governo vai anunciar nesta quarta-feira (14) uma série de medidas para tentar atrair mais britânicos para o mercado de trabalho.


Essas medidas fazem parte do anúncio do orçamento geral do Reino Unido para o ano fiscal que começa em abril.


O ministro da Economia, Jeremy Hunt, vai anunciar, por exemplo, incentivos para que aposentados voltem ao mercado de trabalho e também vai liberar estudantes para trabalharem de forma legal por 40 horas por semana, mais do que as atuais 20 horas autorizadas.


 


 

FONTE: cnn

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados