Sexta, 29 de março de 2024
82 99669-5352
Saúde

19/03/2023 às 10h01

Acta

MACEIO / AL

Vacina contra o HPV está disponível para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
O imunizante que previne o câncer de colo do útero e outras doenças
Vacina contra o HPV está disponível para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
A vacinação acontece com duas doses, com intervalo de 6 meses. (Foto: Secom Maceió)

 


Incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014, a vacina que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) é uma estratégia de prevenção e redução de doenças ocasionadas pelo vírus, como cânceres do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis, boca e garganta, além de diminuir a ocorrência de verrugas genitais. 


De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e de cólon e reto. Por isso, a incorporação da vacina no calendário nacional tem o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero.


A enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Jéssica Soares, reforça que a imunização contra a doença é o principal meio de prevenção e está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade.


“A vacina é a principal prevenção. Ela tem o objetivo de evitar infecções pré-cancerosas do colo do útero, vulva, vagina e verrugas genitais em mulheres e homens pelos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18. A faixa etária para essa imunização contempla tanto meninas como meninos de 9 a 14 anos. É importante que os pais levem as crianças e os adolescentes até uma Unidade de Saúde mais próxima para realizar a vacinação contra o HPV”, afirma.


Soares ainda ressalta a importância de completar o esquema vacinal contra o HPV, já que a vacinação acontece com duas doses, com intervalo de 6 meses. “É válido reforçar também a importância de completar o esquema retornando para a 2ª dose. Porém, muitos adolescentes não retornam e, desta forma, a vacina não terá a eficácia esperada”, orienta a enfermeira.


A vacinação contra o HPV também é estendida para pessoas vivendo com HIV, transplantados e pacientes oncológicos, na faixa etária de 9 a 45 anos. Esses pacientes devem receber 3 doses do imunizante e apresentar declaração médica no momento da vacinação. A vacina é contraindicada durante a gestação.


Outras formas de prevenção - A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através da vacinação. Entretanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo. A colpocitologia oncótica, mais conhecida como citologia, é fundamental para detectar a presença de lesões pré-cancerosas antes que elas se tornem um câncer. Além disso, é necessário o uso do preservativo nas relações sexuais para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis. 


Onde se vacinar? - A vacina contra o HPV está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió. A população também pode ter acesso à vacina nas tendas do Saúde da Gente Mulher, Infantil e nas Grotas, e também por meio das equipes de saúde do Brota na Grota.

FONTE: Secom Maceió

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados