Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Mundo

23/03/2023 às 14h30 - atualizada em 23/03/2023 às 17h46

Acta

MACEIO / AL

Chanceler russo, Sergey Lavrov, vem ao Brasil
Objetivo é para testar ‘neutralidade’ brasileira na guerra da Ucrânia
Chanceler russo, Sergey Lavrov, vem ao Brasil
Sergey Lavrov, chanceler da Rússia: Brasil foi o único país dos BRICS a condenar as ações russas. (Foto: Foto oficial/Chancelaria russa)

O chanceler russo Sergei Lavrov desembarca em Brasília no dia 17 de abril para testar até onde vai a neutralidade do Brasil no conflito entre Rússia e Ucrânia.


O chanceler é o chefe da política externa de um país: no Brasil, o cargo é o de ministro das Relações Exteriores (que fica no Palácio do Itamaraty); nos Estados Unidos, é o secretário de Estado.


"O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chega a Brasília no dia 17 de abril para uma reunião com o chanceler Mauro Vieira. A visita é mais uma escala do experimentado diplomata russo em seu périplo por países emergentes, de onde vem conseguindo extrair alguns gestos para atenuar o isolamento imposto ao país desde a invasão da Ucrânia, há cerca de um ano", informa o jornalista Murillo Camarotto, do Valor Econômico.


"A missão por aqui parece a mais desafiadora, ao menos se considerado o conjunto de países-sócios do Brics. O Brasil foi o único membro do grupo a votar contra a Rússia em uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que condenou a invasão da Ucrânia. China, Índia e África do Sul se abstiveram", acrescenta o jornalista. "No Itamaraty, a versão quase unânime é de que o Brasil vai manter intocado seu posicionamento atual, de neutralidade no conflito, mas crítico à invasão de um país soberano", prossegue.


Sergei Lavrov é um político russo e diplomata de carreira que atualmente serve como Ministro das Relações Exteriores da Rússia desde 2004.


Ele nasceu em 21 de março de 1950 em Moscou e estudou na Universidade Estadual de Moscou, onde se formou em Relações Internacionais.


Ele ingressou no Ministério das Relações Exteriores da União Soviética em 1972 e desde então ocupou vários cargos importantes na diplomacia russa, incluindo embaixador da Rússia nas Nações Unidas em Nova York de 1994 a 2004.


Lavrov é considerado um defensor da política externa da Rússia e tem desempenhado um papel importante nas negociações internacionais, incluindo as relações da Rússia com a Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Ásia.

FONTE: Brasil247 citando Valor Econômico

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados