Sábado, 20 de abril de 2024
82 99669-5352
Cidades

02/06/2023 às 16h52 - atualizada em 02/06/2023 às 17h50

Alberto Lima

Maceió / AL

Laudos da Polícia Científica podem ser solicitados pela internet
Serviço on-line desburocratiza e garante acessibilidade aos laudos para quem mora no interior de Alagoas ou em outros estados
Laudos da Polícia Científica podem ser solicitados pela internet
Ascom Polícia Científica

No processo de modernização da Polícia Científica de Alagoas (Polcal), alguns serviços estão sendo disponibilizados on-line.  Os laudos para fins de direito expedidos pelos peritos oficiais dos Institutos de Criminalística e de Medicina Legal, por exemplo, já estão disponíveis pela internet.  


Laudos cadavéricos, de locais de crime e de lesão corporal podem ser solicitados na plataforma da Ouvidoria do Estado no endereço eletrônico https://e-ouv.al.gov.br/. A requisição também pode ser acessada pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic) no endereço eletrônico: https://e-sic.al.gov.br/


Aarão José, ouvidor da Polícia Científica, explicou que os laudos para fins de direitos são documentos oficiais do órgão, fruto do resultado de exames cadavéricos e de lesão corporal realizados pelos Institutos de Medicina Legal de Maceió e Arapiraca, e de exames de perícias forenses realizados pelo Instituto de Criminalística. Esse tipo de laudo é utilizado como prova científica em ações civis, e de acesso a outros direitos constitucionais.  


O ouvidor, esclareceu ainda que os sistemas nas plataformas são totalmente seguros, de fácil acessibilidade e uso, já que são autoexplicativos. Após se cadastrar, o requerente clica na opção Solicitação, preenche o formulário e anexa os documentos exigidos, carteira de identidade e CPF da vítima e do solicitante, comprovante de residência do solicitante, certidão de casamento ou documento de união estável assinado pelo Juiz do solicitante com a vítima e a certidão de óbito da vítima 


“A Polícia Científica, vem nos últimos anos investindo na informatização dos serviços oferecidos à população pelos Institutos que compõem a estrutura dela. Disponibilizar por meio das plataformas e-Ouvi e e-Sic este serviço on-line é desburocratizar, facilitar, agilizar e garantir o direito de famílias que moram no interior de Alagoas e de outros estados. Assim eles não precisam mais se deslocar até a sede do órgão para solicitar os laudos expedidos pela polícia científica”, afirmou o ouvidor.


Manoel Melo Filho, perito-geral da Polcal, esclareceu que o acesso ao serviço foi permitido após testes exitosos de segurança no processo de solicitação. Quando a Ouvidoria da Polícia Científica recebe a solicitação, abre um processo interno e encaminha para o Instituto responsável pelo exame e emissão do laudo, que tem o prazo legal de 20 dias úteis para responder o requerente. 


“Nos casos de lesão corporal a própria vítima pode fazer a solicitação, nos casos de morte e de perícia criminal o requerimento deve ser realizado por um parente de primeiro grau da vítima fatal que são os cônjuges, pais e filhos. Na ausência desses, podem solicitar parentes em segundo grau, os irmãos, avós e netos, desde que comprovem a inexistência de parentes de primeiro grau, ou um representante legal devidamente documentado com procuração legal assinada e reconhecida em cartório”, assegurou o perito geral. 


Tipos de laudos 


O laudo cadavérico é um documento expedido pelo perito médico legista.  O procedimento consiste em examinar um cadáver para determinar a causa e modo de morte. O laudo de lesão corporal também é emitido pelo legista após realização de exames em indivíduos vivos que foram vítimas de acidentes de trânsito, agressões físicas, acidentes de trabalho, e de outros delitos, que possam deixam marcas no organismo, como abuso sexual e estupro. 


O laudo de perícia forense é um documento expedido pelo perito criminal oficial do Instituto de Criminalística, após a realização de perícias na área criminal. Em Alagoas, os peritos produzem vários tipos de laudos perícias de crimes contra a vida, contra o patrimônio e de acidentes de trânsito, além de perícias internas como exames de documentoscopia forense, informática forense, balística, identificação veicular e perícias de Laboratório forense nas áreas de Biologia, Bioquímica, Química e Física. 


 


Solicitação presencial 


 Para aqueles que não possuem tanta habilidade ou acesso à internet, a direção-geral da Polícia Científica esclarece que o serviço de solicitação de laudos para fins de direitos continua sendo feito também de forma presencial. Os interessados, com os documentos exigidos, devem procurar o protocolo que fica no térreo da na sede da Polcal, na Rua do Sol, nº 290, Centro de Maceió. 

FONTE: Ascom Polícia Científica

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados