Sábado, 18 de maio de 2024
82 99669-5352
Política

16/04/2024 às 16h52 - atualizada em 16/04/2024 às 16h58

Allan Jones

Maceió / AL

Vereadores debatem sobre mobilidade urbana de Maceió e pedem agilidade do Plano Diretor
Assunto foi tema de debate na sessão ordinária desta terça-feira (16) na Câmara
Vereadores debatem sobre mobilidade urbana de Maceió e pedem agilidade do Plano Diretor
Vereador Dr. Valmir abordou o assunto de mobilidade urbana na sessão da Câmara de Maceió

Durante sessão desta terça-feira (16) na Câmara de Maceió, vereadores debateram um assunto que interessa a todos os maceioenses: a tão falada mobilidade urbana. O assunto foi levado à tona pelo vereador Dr. Valmir (PT) demonstrando preocupação após o Departamento de Transporte e Trânsito (DMTT) não ter enviado o Plano de Mobilidade Urbana de Maceió ao governo federal.


Cleber Costa (PL), Silvânia Barbosa (Solidariedade) e Teca Nelma (PT) também abordaram o assunto na sessão ordinária. O prazo se encerrou no dia 12 de abril. Sem o envio do plano, a cidade de Maceió fica desabilitada de receber verbas do governo federal destinadas à mobilidade urbana.


O vereador Cléber Costa se mostrou surpreso com a informação sobre o não envio do plano por parte do município.


Mesmo sendo oposição ao prefeito JHC, Dr. Valmir se prontificou em ser um interlocutor acerca do assunto e disse que vai solicitar ao ministro da Casa Civil, Rui Costa que o governo federal possa prorrogar o prazo para envio do Plano de Mobilidade Urbana.


“Precisamos levar essa discussão para a população e a comunidade que tanto sofre com a falta de mobilidade urbana em Maceió. A DMTT precisa abrir essa discussão com os atores sociais que tem experiência nesse assunto. Temos percebido também a ausência de reuniões do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana que precisam ser retomadas”, disse o vereador Dr. Valmir.


A Prefeitura de Maceió, por meio da DMTT informou que ainda está realizando a licitação para contratar a empresa responsável pela elaboração do Plano.


Silvania Barbosa também cobrou agilidade da Prefeitura no envio do Plano de Mobilidade Urbana para a Câmara de Vereadores.


Teca Nelma questionou a falta de debate entre o município e diversos setores da sociedade para aprofundar a questão da mobilidade urbana e a construção do novo Plano Diretor de Maceió que está defasado desde 2005.


A parlamentar criticou a opção do município em contratar uma empresa para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. “Temos pessoas e professores reconhecidos nacionalmente pela Universidade Federal capazes de elaborar o Plano Diretor. Qual é a obra de mobilidade que nós temos em Maceió? Qual o projeto? Abrir o corredor Vera Arruda? Esse foi o debate que trouxeram para a Câmara”, questiona Teca Nelma.  


FONTE: Blog Com a Palavra

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Com a Palavra

Com a Palavra

Blog/coluna Blog do programa Com a Palavra, que traz, toda semana, entrevistas com personagens relevantes da política e da sociedade alagoanas.
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados