Sábado, 18 de maio de 2024
82 99669-5352
Entretenimento

01/05/2024 às 18h31 - atualizada em 01/05/2024 às 18h36

Acta

MACEIO / AL

Globo cobra que TJ-AL obedeça 'a Constituição e a lei' em julgamento de recurso contra a Gazeta de Collor
Caso será julgado pela 3ª Câmara Cível. Escolha de desembargador substituto para o caso gerou questionamentos da emissora carioca.
Globo cobra que TJ-AL obedeça 'a Constituição e a lei' em julgamento de recurso contra a Gazeta de Collor
Tribunal de Justiça de Alagoas. FOTO: Caio Loureiro/TJ-AL

Em pedido enviado na terça-feira (30), a TV Globo cobrou da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) a observância à "Constituição e a lei" e que faça um sorteio público para a escolha do desembargador substituto que irá julgar o recurso da emissora contra a manutenção forçada da parceria com a TV Gazeta, emissora do ex-senador Fernando Collor.


A informação foi divulgada nesta quarta (1º) pelo jornalista Carlos Madeiro, do UOL.


A Câmara é formada por três desembargadores. Um deles, Alcides Gusmão, se declarou suspeito. Em seu lugar, o presidente do colegiado, desembargador Fábio Bittecourt Araújo, convocou seu colega, Ivan Vasconcelos Brito Júnior.


O que acontece é que, pelo regimento do próprio TJ, essa escolha deveria ter sido feita em sorteio público e levando em consideração apenas desembargadores cíveis. Brito Júnior é integrante da Câmara Criminal, o que invalidaria sua indicação.


De acordo com a apuração de Madeiro, esse é justamente o ponto questionado pela emissora carioca, que alega que Ivan "se autoindicou" para votar o caso.


Outro integrante da Câmara, o relator Paulo Zacarias, votou a favor da Globo. O Ministério Público de ALagoas também emitiu parecer favorável à emissora. Basta apenas mais um voto favorável para encerrar a parceria, mantida à força por outra decisão judicial de dezembro de 2023.


"De extrema relevância que seja observada a Constituição Federal, a lei e o Regimento Interno desse Tribunal de Justiça na formação do quórum para o julgamento em questão", diz trecho do pedido apresentado pelos advogados da Globo.


A assessoria do TJ ainda não se manifestou sobre o caso.


Internamente, fala-se que o relator do caso e o presidente da Câmara estão em pé de guerra por esse caso. De qualquer forma, a sessão que vai analisar o recurso da Globo está marcada para as 9h30 da manhã da quinta (2).

FONTE: com informações de Carlos Madeiro, do UOL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados