Sexta, 19 de abril de 2024
82 99669-5352
Brasil

11/05/2021 às 08h30 - atualizada em 11/05/2021 às 09h04

Acta

MACEIO / AL

Startups alagoanas emplacam dez projetos na primeira etapa do InovAtiva Brasil 2021
Desempenho do estado no programa fica atrás apenas do Ceará e da Bahia na região Nordeste
Startups alagoanas emplacam dez projetos na primeira etapa do InovAtiva Brasil 2021
Startups alagoanas emplacam dez projetos na primeira etapa do InovAtiva Brasil 2021

O desempenho das startups alagoanas inscritas na primeira edição do programa InovAtiva Brasil 2021 foi um dos melhores na região Nordeste, colocando Alagoas à frente de Pernambuco e Paraíba. Entre os estados nordestinos, Alagoas só ficou atrás do Ceará e da Bahia com os 10 projetos selecionados.


No total, 386 projetos de todo o Brasil foram selecionados para participar do primeiro ciclo de aceleração do programa este ano. Foram escolhidas soluções inovadoras de 25 estados que participarão de atividades online de capacitação durante os próximos quatro meses.


De Alagoas, emplacaram os seguintes projetos: Adapt-e, ADM Doctor, eNeuron - Computação Cognitiva, Gestão Software, Mulheres Conectadas, Oper Tecnologia, Osh Technology, OTIMIZE - Tecnologia em Movimento, Qquant e Viuzz. Todas são startups com foco nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Setor Financeiro, Tecnologias Sustentáveis e Verdes, Jurídico, Saúde, Marketing e Mídia. A lista completa de selecionados pode ser consultada no link https://bit.ly/2PSCZ6f.


Agora, as startups selecionadas participam da primeira etapa do ciclo, chamada Etapa Aceleração. Nessa fase, são realizadas atividades de mentorias de negócios e capacitação empreendedora. Ao final desse período é realizado o evento regional InovAtiva Day, com treinamentos de pitch exclusivos para os participantes do programa de aceleração e conexões com público em geral.


Os negócios inovadores inscritos foram analisados em cinco dimensões: grau de maturidade do negócio, grau de inovação, potencial de mercado, composição da equipe e potencial de escala da solução.


A gerente adjunta da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae Alagoas, Áurea Andrade, comemora o desempenho das startups alagoanas. Ela destaca que o resultado foi ótimo não só em termos de região Nordeste, mas também em comparação com outros estados país afora.


Com relação ao Espírito Santo também [os capixabas, assim como os alagoanos, emplacaram dez projetos]. Ou seja, apesar de a gente ter diversificado a quantidade de editais, no geral a quantidade de startups participantes aumentou. Em todo os editais de inovação nós temos startups alagoanas, e no InovAtiva Brasil, especificamente, nós ficamos com esse desempenho”, destaca.


Editais abrem caminhos para a inovação


Ela explica que o Sebrae Alagoas e demais parceiros têm intensificado o apoio a essas empresas, mas não só as de base tecnológica como também as inovadoras, sempre por meio de editais. “Isso mostra que o trabalho do Sebrae, por meio de suas consultorias e capacitações, tem dado resultados. Dá oportunidade dessas empresas participarem de mais editais e serem aprovadas”, completa Áurea Andrade.


Ainda sobre o InovAtiva Brasil, neste ano o programa aumentou a sua capacidade de atendimento por ciclo de aceleração, que até então selecionava 160 startups por rodada. No próximo mês de julho, elas passarão para a Etapa Conexão, segunda fase do ciclo em que os empreendedores participam de mentorias especializadas para o desenvolvimento de seus negócios.


Ao final das atividades, é realizado o evento InovAtiva Experience, que finaliza o ciclo com o Demoday - momento em que as startups apresentam suas soluções para investidores.


O InovAtiva Brasil é um programa gratuito para aceleração de negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil, realizado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e pelo Sebrae, com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O programa oferece mentorias, visibilidade às startups e conexão com investidores, grandes empresas e parceiros.


Entre 2013 e 2020, mais de 2.000 startups de todas as regiões do Brasil participaram do programa e mais de 1.000 delas chegaram à fase de apresentar suas soluções em bancas presenciais com investidores.


Atendimento remoto


Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma apenas remota até dia 07 de maio. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.


O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.


 


 

FONTE: SEBRAE

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados