Sábado, 20 de abril de 2024
82 99669-5352
Cidades

11/05/2021 às 12h09 - atualizada em 11/05/2021 às 12h15

Acta

MACEIO / AL

Uncisal publica e-Books gratuitos que visam fortalecer a qualidade da atenção à saúde
Toda essa experiência está registrada nos e-Books, disponíveis para download gratuito no site https://www.eduneal.com.br.
Uncisal publica e-Books gratuitos que visam fortalecer a qualidade da atenção à saúde
Uncisal publica e-Books gratuitos que visam fortalecer a qualidade da atenção à saúde

Com os e-Books “PET- Saúde Interprofissionalidade: Conectando Saberes”, organizado por Maria Lucélia da Hora Sales, Angela Lima Peres e Maria Rosa da Silva; e “Resenha do Riso: Relatos dos Palhaços de Hospital do Projeto Sorriso de plantão” cuja autoria é de Débora de Cerqueira Santana e Maria Rosa da Silva, profissionais da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o catálogo de livros da Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EDUneal) ganha reforço. As obras estão disponíveis para download gratuito no site https://www.eduneal.com.br.


A professora Maria Rosa da Silva explica que as obras compartilham as experiências de projetos de extensão universitária. “O (livro) Programa PET-Saúde Interprofissionalidade são relatos vivenciados pelo trabalho integrado, interdisciplinar e interprofissional de tutores, preceptores e monitores da Uncisal e da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), coordenado pelo Ministério da Saúde. E a publicação Resenha do Riso relata a experiência de palhaços de hospital que desenvolvem atividades lúdicas, através do Projeto Sorriso de Plantão, há 19 anos em seis hospitais de Maceió”, afirmou.


Esperamos que nossos esforços na construção deste material inspirem profissionais, gestores, docentes e discentes na busca permanente pela melhoria do ensino e dos serviços prestados à comunidade, nos mais diversos cenários, com vistas ao fortalecimento da qualidade da atenção à saúde no âmbito do SUS”, comentou a Profa. Angela Lima Peres, uma das organizadoras do e-Book.


A Profª Maria Lucélia da Hora Sales afirmou que a transformação efetiva proporcionada pelo projeto do PET-Saúde acontece no âmbito do ensino - com as mudanças curriculares e no perfil da formação profissional; no trabalho colaborativo e integrado com outros profissionais de saúde - valorizando a integração do cuidado; e no retorno proporcionado no serviço. Todas essas mudanças tiveram um papel muito importante no período de pandemia, quando o projeto PET-Saúde avançou na elaboração de recursos educativos que dialogassem com a necessidade do serviço/população no combate do novo coronavírus. 


A troca de saberes entre profissionais de saúde, preceptores/servidores, estudantes e população fortaleceu muito a mudança nas práticas educativas - que aconteceram de forma remota -, e também na confecção de recursos educativos fundamentais para a mudança na prática de profissionais de saúde e usuários”, pontuou Lucélia da Hora.


Para o diretor da EDUneal, Renildo Ribeiro, a publicação dos dois e-Books fortalece a parceria com a Uncisal e oferece ao público o acesso a obras produzidas por docentes da instituição. "Já publicamos, somente este ano, seis e-Books gratuitos. São obras independentes, outras em parceria com a Editora Olyver e ainda com o Instituto Paulo Freire. Agora, temos  duas importantes obras de docentes da Uncisal, grande parceira e irmã da nossa Uneal”, destacou Ribeiro.


Toda essa experiência está registrada nos e-Books, disponíveis para download gratuito no site https://www.eduneal.com.br.




FONTE: UNCISAL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados