Quinta, 25 de abril de 2024
82 99669-5352
Tecnologia

19/05/2021 às 14h32

Acta

MACEIO / AL

Novo golpe promete celular de graça na Amazon
Veja como se proteger
Novo golpe promete celular de graça na Amazon

Começou a circular WhatsApp um novo golpe que promete prêmios aos usuários que responderem a um questionário. Entre os produtos ofertados estão um celular da Xiaomi ou da Huawei como presente de aniversário pelos "30 anos da Amazon". A loja, no entanto, foi fundada em 1994 e ainda não completou 30 anos. Para tentar enganar os usuários, os cibercriminosos copiam a identidade visual do site da Amazon, mas o domínio do link não é o da varejista.


Além de responder às perguntas, o link malicioso pede que o usuário o encaminhe para 20 pessoas ou cinco grupos diferentes — e monitora o envio das mensagens. O usuário é, então, redirecionado para uma página diferente, na qual, muitas vezes, é solicitado o download de um aplicativo pago — provavelmente um arquivo malicioso com o objetivo de roubar os dados do usuário. Ao seguir o passo a passo do link, o internauta pode ainda instalar vírus no celular ou no computador.


De acordo com dados da empresa de cibersegurança da PSafe, desde o mês passado, foram registrados mais de 50 mil bloqueios de endereços eletrônicos que ofereciam prêmios falsos e grátis da Amazon.


Segundo a diretor do laboratório de cibersegurança da PSafe, Emilio Simoni, desde 2018 existem várias URLs com a mesma temática. Esse golpe surgiu em nome de outra rede famosa nos EUA, o Walmart, e foi adaptada para a realidade brasileira.


— Essa é uma ameaça repaginada. Esse é um movimento normal dos cibercriminosos que "revivem" golpes bem-sucedidos, com pequenas mudanças. Em 2021, tivemos mais de 219 mil golpes desse tipo — explica Emílio Simoni, diretor do dfndr lab, o laboratório de cibersegurança da PSafe.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados