Sexta, 29 de março de 2024
82 99669-5352
Blogs

28/06/2021 às 18h24

Derek Gustavo

Maceió / AL

#DesmonetizaSikera viraliza nas redes no Dia do Orgulho LGBTQIA+
Campanha pressiona patrocinadores do apresentador da Rede TV! a retirarem propagandas por conta de suas falas homofóbicas.
#DesmonetizaSikera viraliza nas redes no Dia do Orgulho LGBTQIA+
Campanha pede a desmontização do programa de Sikêra Jr na Rede TV! por falas homofóbicas frequentes. FOTO: reprodução

Hoje é dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.


A data relembra o dia em que gays, lésbicas, bissexuais transexuais e travestis que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Nova York, se rebelaram contra a repressão preconceituosa da polícia e reivindicaram direitos civis, em uma marcha nas ruas da cidade americana.


Com o passar dos anos, a comunidade LGBTQIA+ conquistou - a duras penas - direitos importantes, como o casamento e o reconhecimento do nome social, só para citar alguns. Mas ainda precisa enfrentar a homofobia na vida cotidiana (só neste ano em Alagoas já são 400 casos de violência) e também na fala de pessoas públicas.


Nesta segunda, viralizou na rede a mais nova campanha do Sleeping Giants, perfil que ficou conhecido por desmonetizar propagadores de fake news.


Dessa vez, eles mobilizaram a internet para pressionar os patrocinadores do apresentador Sikêra Jr, dos Alertas Nacional e Amazonas (Rede TV! e TV ACrítica) para que retirem os anúncios de seus programas. O motivo: as constantes (sem exagero) falas homofóbicas do sujeito.


O homem já disse, "já pensou tem um filho viado e não poder matar" (sério), vira e mexe chama a comunidade de "raça desgraçada" e chama qualquer pessoa de orientação sexual diferente da dele de "nojento". Isso só para citar alguns exemplos. E isso, segundo ele, é para defender "a família brasileira, a religião, o cidadão de bem". Tudo isso ao vivo na TV, e no mesmo programa em que um produtor (hétero) interpreta um personagem gay afetado nível Zorra Total (o preferido da família tradicional, porque vira alvo fácil de chacota).


A campanha já conseguiu alguns posicionamentos de empresas, que mandaram tirar suas propagandas do programa. Os tweets continuam surgindo e a hashtag estava em 3º lugar nos assuntos mais comentados da última vez que esse blogueiro verificou.


Sikêra é um dos mais famosos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O apresentador sempre defende o chefe do Executivo, ataca seus críticos e passa pano para praticamente toda denúncia que surge contra Jair e seus filhos. Obviamente, o discurso dos dois é alinhado e os apoiadores do presidente adoram tudo isso.


O programa repercute mais nas redes do que em audiência, ao menos em sua edição nacional, que patina nos 3 pontos. A edição local costuma beliscar a liderança em Manaus. Tudo isso faz com que os discursos inflamados e homofóbicos de Sikêra reverberem entre a claque, que vai ao delírio.


A campanha pode até afetar o bolso de Sikêra, mas acho bem difícil que ele mude de atitude. Vale lembrar que o homem quase morreu com Covid-19. Ficou sem ar ao vivo, foi internado e tudo o mais. Quando saiu do hospital, recuperado, voltou a pregar tratamentos ineficazes e criticar as medidas de isolamento, tal qual seu ídolo.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Blog do Derek

Blog do Derek

Blog/coluna Derek Gustavo fala de política, games e TV. Esse blog é uma mistura de tudo isso. Ele garante que funciona!
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados