Sexta, 19 de abril de 2024
82 99669-5352
Blogs

19/07/2021 às 12h52 - atualizada em 19/07/2021 às 18h36

Laís Feijó

Maceió / AL

Como se destacar sem se autopromover?
Um perfil de liderança, facilidade em absorver fatos e ações de grande impacto são alguns dos pontos de grande relevância no perfil de quem deseja ter destaque no ambiente de trabalho.
Como se destacar sem se autopromover?
Ser competitivo é uma característica importante para quem busca uma posição de liderança. FOTO: reprodução

Sabemos que os profissionais que se destacam no ambiente de trabalho geralmente recebem cargos de comando e liderança, mas é importante lembrar que para a atuação de um colaborador tenha importância e reconhecimento no mercado, há muitas opções determinantes além do esforço em realizar tarefas e da auto-promoção.

Um perfil de liderança, facilidade em absorver fatos e ações de grande impacto são alguns dos pontos de grande relevância no perfil de quem deseja ter destaque no ambiente de trabalho. A desenvoltura em tarefas de grupo e a capacidade de inspirar e persuadir colegas também somam muitos pontos para que um profissional seja reconhecido dentro de uma empresa, tornando-o um potencializador de equipe e, consequentemente, uma peça fundamental para o aumento do desenvolvimento e da produtividade de uma instituição.

Influenciar equipes e ambientes inteiros de trabalho sem se mostrar um caça “likes” sedento por elogios é uma ótima estratégia para ganhar atenção no meio empresarial, assim como executar tarefas que vão além da sua descrição de cargo, maximizando suas potencialidades por meio da ajuda oferecida à empresa como um todo e a outros colaboradores que necessitam de supervisão.

O empenho na execução de tarefas difíceis para outros funcionários traz, além do reconhecimento, uma imagem de controle, confiança, colaboração e liderança: itens indispensáveis para quem deseja alçar altos voos no mercado de trabalho. Manter-se focado no trabalho que é de sua responsabilidade e se empenhar no que pode ser feito para auxiliar colegas também é importante para ganhar destaque, já que, embora a atenção dos superiores seja o objetivo final, não é uma boa ideia tentar se envolver demais com assuntos que não lhe cabem.

Ser natural e não tentar assumir uma postura que não faz parte da sua personalidade também é válido, pois, “manter aparências” no ambiente empresarial pode ser perigoso quando a atuação não condiz com o seu perfil pessoal.

Diferente do que muitos podem pensar, o fato de “ser você mesmo” no trabalho pode ser algo bastante positivo, e levantar questões construtivas – mesmo que polêmicas – no mundo corporativo também é uma ação altamente reconhecida e estimada por empresas que buscam o sucesso, afinal elas estão em busca de um caráter firmado e de habilidades moldáveis

O manda jobs te ajuda a refletir sobre esse posicionamento.


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Manda Jobs

Manda Jobs

Blog/coluna Laís Feijó traz dicas para você conseguir o emprego que sempre quis e alavancar sua carreira. Você também encontra informações sobre esse tema toda quinta, no Impacta.
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados