Terça, 16 de abril de 2024
82 99669-5352
Saúde

16/09/2021 às 16h00 - atualizada em 17/09/2021 às 07h45

Acta

MACEIO / AL

Queiroga critica estados por aplicar vacinas em jovens sem autorização da Anvisa
Vacinação foi 'intempestiva' e ao menos 3,5 milhões de adolescentes teriam sido imunizados com vacinas que não eram a recomendada, a da Pfizer, diz ministro.
Queiroga critica estados por aplicar vacinas em jovens sem autorização da Anvisa
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga. FOTO: Myke Sena/MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (16) que a recomendação pela suspensão da vacinação contra Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades se deve pela notificação de casos de eventos adversos em jovens que receberam imunizantes que não foram Pfizer. Ele também criticou os estados por terem iniciado essa etapa de imunização antes do previsto.

Com isso, os adolescentes sem comorbidades e que já tomaram a primeira dose ficarão com a imunização incompleta, enquanto não for publicada uma nova orientação por parte do Ministério. O processo de vacinação seguirá normalmente apenas para aqueles com comorbidades, deficiência ou privados de liberdade.


Em Alagoas, o governo já confirmou que interrompeu a vacinação dos adolescentes e que vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde, medida essa que será seguida pela capital, Maceió. Outras capitais, no entanto, já anunciaram que vão ignorar o Ministério e seguirão imunizando esse público. Você confere a lista completa ao fim do texto.

Falando a respeito da suspensão, o ministro afirmou que a vacinação deste público foi ‘intempestiva’ e ao menos 3,5 milhões de adolescentes teriam sido imunizados com vacinas que não eram a recomendada, a da Pfizer. Destes, mais de 1.500 teriam sofrido eventos adversos.

Diante destes números, Queiroga disse que resolveu tomar a medida porque o Ministério da Saúde não pode se responsabilizar por erros de imunização dos estados.

“Não dá para o ministério da saúde se responsabilizar por condutas que são tomadas fora das recomendações sanitárias do país. Não aplica vacina que não tem autorização da Anvisa e mãe não levem seus crianças para sala de imunização para tomar vacina que não tem autorização da anvisa porque nós não vamos aceitar isso”

O Ministério da Saúde recomendou a suspensão da vacinação contra Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades no país, em nota técnica publicada nesta quarta-feira (15). Passa a ser recomendada a vacinação nesta faixa etária somente em adolescentes que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.


Veja quais capitais seguirão a recomendação e quais decidiram manter a vacinação dos adolescentes:


Seguem a recomendação
Salvador (BA)
Natal (RN)
Belém (PA)
Campo Grande (MS)
Maceió (AL)

Ignoram a recomendação e mantém a vacinação de adolescentes
São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
Aracajú (SE)
Goiânia (GO)
Manaus (AM)
Rio Branco (AC)
Vitória (ES)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Brasília (DF)

Ainda aguardam informações para decidir
Palmas (TO)
Fortaleza (CE)
Florianópolis (SC)
Boa Vista (RR)

Ainda não começaram a vacinar adolescentes
Teresina (PI)
Belo Horizonte (MG)
Cuiabá (MT)
Curitiba (PR)
João Pessoa (PB)

Já concluíram a vacinação de adolescentes
Macapá (AP)
São Luís (MA)

FONTE: CNN Brasil

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados