17/12/2021 às 17h02
Acta
MACEIO / AL
O Projeto Retratos do Brasil com Deficiência teve início em setembro de 2021, com a mobilização e seleção de 44 cocriadores/as em todo território brasileiro – são 22 propostas em duo feitas com ou por defiças.
Em Alagoas, participam do projeto, três duos-cocriativos de podcast e dois duos-cocriativos de retratos. Tudo começou com a orientação de Nádia Meinerz/UFAL, ao projeto de pesquisa "Deficiena: a Fotocolagem como Prática Etnográfica da Deficiência" (2019-2021) de autoria de Bruna Teixeira, que além de mestra em Antropologia Social, é fundadora presidenta do Ateliê Ambrosina.
Bruna realizou uma pesquisa engajada com "interlocutoras" defiças – Olga Aureliano e Vanessa Malta – as quais chama de parceiras ou cocriadoras e atualmente produtoras desse projeto – em Alagoas, trazendo a perspectiva do pensar a deficiência, a partir do retrato etnográfico e da arte ativista e feminista.
Malta e Olga são as produtoras locais do Projeto Retratos do Brasil com Deficiência, elas que realizam todo o operacional do projeto: contatos com os duos, agendamentos, criação de conteúdo do Instagram, análise das obras, atendimentos aos duos. Olga também faz as transcrições e a locução dos podcast.
Exposição Retratos Defiças
Retratos Defiças é exposição da galeria virtual do Projeto Retratos do Brasil com Deficiência, realizada pela ONG artivista Ateliê Ambrosina e capitaneado pela Universidade Western/Canadá.
Busca o frescor sobre as escolhas tradicionais do retratar, nos permitindo reconhecer as pessoas com deficiência de maneiras novas e a partir do pensamento visual artístico. Explora o ato de encarar (comum ao processo do retrato e do público expectador das artes visuais) como uma oportunidade de mediação inventiva, entre pessoas com e sem deficiência.
Por meio da fotografia, pintura, desenho, arte digital, dentre outras técnicas e suportes que foram de livre escolha dos 11 duos participantes, a exposição conta histórias autênticas, livres de narrativas limitadas e prejudiciais às pessoas com deficiência, mostrando como um gênero representacional conservador como o retrato pode atuar a serviço de uma política progressista de inclusão. Esta exposição faz parte dos esforços ativistas acadêmicos e políticos contra o capacitismo e a favor da amplitude dos estudos antropológicos no campo da arte-deficiência no Brasil.
Canal de podcast Retratos Defiças
Retratos Defiças é o canal de podcast do Projeto Retratos do Brasil com Deficiência, realizado pela ONG artivista Ateliê Ambrosina e capitaneado pela Universidade Western/Canadá.
Cada episódio será lançado, semanalmente, partir de 20 de dezembro de 2021.
Os roteiros foram criados, gravados e editados pelos próprios duos participantes do projeto que representam várias regiões do Brasil. Com temas de livre escolhas dos participantes, a ideia é difundir narrativas defiças independentes e relatos etnográficos vinculados à deficiência para tratar de experiências vividas em torno dos direitos de inclusão, abordagens de pesquisa, política e justiça envolvendo família, cuidados, sexualidades e redes de ativistas do Brasil. Serão 11 episódios exclusivos do canal que envolveram a dedicação de 22 cocriadores/as, dentre ativistas, profissionais de saúde, educadoras/es, pensadoras/es e pesquisadoras/es da deficiência, artistas, dentre outros agentes - defiças e não defiças. Aqui de Alagoas, com episódios de Podcast: Elizabeth Caldas e Natalhinha Marinho; Ticiane Simões e Lays Barros; ambas com o tema da deficiência visual; e Deza e Odara, com o tema da deficiência auditiva.
Ong Ateliê Ambrosina Telefone: (82) 9 96141658 Email: retratosdeficas@gmail.com Endereço: Av. Rua Alípio Barbosa da Silva, 371 • Pontal da Barra, Maceió/AL
Na página https://www.retratosdeficas.com
FONTE: Divulgação
Há 3 horas
Fim de semana tem quatro registros de violência contra a mulher em Maceió e ParipueiraHá 3 horas
BAYERN DE MUNIQUE MASSACRA O AUCKLAND COM GOLEADA HISTÓRICA DE 10 A 0 NA ESTREIA DO MUNDIALHá 36 minutos
PASSEIO DE BALÃO TERMINA COM 11 FERIDOS E JOVEM MORTA EM SPHá 36 minutos
Homem é morto a tiros no bairro Ouro Preto, em Maceió; vítima havia recebido ameaçasHá 36 minutos
Rodovia AL-413 amanhece coberta de lama após fortes chuvas no Litoral Norte de Alagoas