Sexta, 20 de junho de 2025
82 99669-5352
Cidades

05/01/2022 às 16h35 - atualizada em 06/01/2022 às 10h46

/

Carnaval 2022: em Maceió, JHC anuncia cancelamento de festas na capital alagoana
Prefeito afirma que decisão levou em consideração o aumento no número de novos casos
 Carnaval 2022: em Maceió, JHC anuncia cancelamento de festas na capital alagoana
Anúncio foi feito através das redes sociais do prefeito. (Foto: reprodução/redes sociais)

O prefeito JHC anunciou o cancelamento do carnaval em Maceió. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5) através das redes sociais do gestor. 


No comunicado, JHC afirma que especialistas em saúde púlica foram consultados para que a decisão fosse tomada.


"Passamos por diferentes fases da pandemia. Infelizmente ela ainda não acabou. Com isso, a Prefeitura decidiu cancelar o Carnaval deste ano", diz o texto.


O prefeito complementa que os casos de infecção seguem aumentando e reforçou o apelo para que a população se vacine. "Só assim voltaremos ao velho normal", concluiu.


Ao menos 11 municípios alagoanos já cancelaram o Carnaval em 2022


De acordo com o levantamento que começou a ser feito nesta quarta-feira (5) pela Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), 11 cidades alagoanas já anunciaram o cancelamento das comemorações de carnaval este ano. São eles Belem, Canapi, Carneiros, Lagoa da Canoa, Messias, Monteiropolis, Porto Calvo, São José da Tapera, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Olho d’Água das Flores.


Outras nove cidades ainda estudam a manutenção das festividades: Jequiá da Praia,  Mar Vermelho, Marechal Deodoro, Paripueira, Satuba, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Olivença e Olho d'Água do Casado.


No dia 8 de dezembro de 2021, a prefeitura de Maragogi já tinha divulgado que o carnaval de 2022 não será realizado na cidade. A medida vale para as festas públicas e privadas, que devem ficar suspensas até março. O objetivo é impedir aglomerações e evitar a proliferação da covid-19. A prefeitura já havia cancelado as festas de réveillon deste ano, apenas a queima de fogos foi mantida. 


No Brasil, cidades como Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador, também cancelaram as festividades em meio ao surgimento da variante ômicron e ao aumento no número de casos de gripe. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as comemorações seguem indefinidas.


Aumento de casos já era motivo de preocupação


O aumento de casos após festas de fim de ano já era uma preocupação dos especialistas da área da saúde. Em Alagoas, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o Ministério Público (MP-AL) recomendaram às prefeituras do estado que não realizem festas públicas de grande aglomeração, levando em consideração o surgimento da variante ômicron. Pelo mesmo motivo, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, também havia recomendando a proibição de festas de Réveillon e do Carnaval nos estados da região


Apesar das orientações, Maceió manteve comemorações de Ano Novo, com queima de fogos em sete pontos da cidade. O Reveillon também contou com um trio elétrico, que provocou aglomeração na orla da Ponta Verde. 


Casos de gripe e surgimento de infectados com "flurona" em Alagoas


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, na última terça-feira (4), que os casos de pacientes com sintomas de síndromes gripais continuam crescendo em Alagoas e estão causando superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Algumas delas estão recebendo pacientes além da sua capacidade.


Além disso, o secretário estadual de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, confirmou, nesta quarta-feira (5) em suas redes sociais, que há casos identificados da "flurona" no estado.


"Flurona" é um termo que junta as palavras "flu" (gripe, em inglês) e "corona" e designa a coinfecção, ou seja, quando a pessoa está infectada pelo coronavírus e o influenza ao mesmo tempo.


Ainda não há confirmação de quantos casos e onde eles foram registrados no estado.


Com isso, o Ayres anunciou uma reunião de emergência foi convoada para implementação de um plano de contingência em Alagoas.


Último boletim epidemiológico


Após nove dias sem registro de óbitos, a covid-19 voltou a fazer vítimas em Alagoas. O último boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou duas mortes e 60 novos casos da doença nas últimas 24 horas, 3 vezes mais que os 16 casos registrados no boletim divulgado uma semana atrás, no dia 29 de dezembro de 2021.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados