Sexta, 19 de abril de 2024
82 99669-5352
Entretenimento

20/01/2022 às 18h42

/

“Eduardo e Mônica” enfim chega aos cinemas; conheça o casal que inspirou o filme
Longa, que tinha estreia prevista para 2020, adapta a célebre canção da Legião Urbana, e conta a história do casal que se apaixona na Brasília dos anos 1980
“Eduardo e Mônica” enfim chega aos cinemas; conheça o casal que inspirou o filme
Gabriel Leone e Alice Braga interpretam Eduardo e Mônica. FOTO: Divulgação

Após anos de expectativa e adiamentos, chega às telas “Eduardo e Mônica”, filme que adapta a icônica canção da banda Legião Urbana, e acompanha a história do casal título, “que era nada parecido”, como conta a letra de Renato Russo.


Gravado em 2018 e com previsão de estreia em 2020, foi sucessivamente adiado por conta da pandemia. Depois de participar em festivais no ano passado, ganha sua estreia oficial nesta quinta-feira (20). Alice Braga (“Cidade de Deus” e “A Rainha do Sul”) e Gabriel Leone (“Dom”) estrelam como Mônica, a mulher mais velha e culta, que se apaixona pelo jovem e sonhador Eduardo, ainda um estudante de Ensino Médio.


Dirigido por René Sampaio, que já havia levado aos cinemas “Faroeste Caboclo”, em 2013, o filme se passa na Brasília da década de 1980, mesmo período e local da canção original – e do universo habitado por Russo e Legião Urbana. Habitado também por Fernando Coimbra e Leonice de Araújo Coimbra, amigos do compositor e principais inspirações para os personagens.


O grupo se conheceu na Universidade de Brasília, justo no começo do relacionamento entre Fernando e Leonice, e manteve uma amizade próxima até a morte do músico, em 1996. Ainda que com liberdades artísticas, a história do encontro e da paixão entre eles serviu de modelo para a letra de Russo – e algumas características chegaram a influenciar a trama do próprio filme. No longa, Mônica ganha uma carreira paralela como artista plástica, mesma profissão de Leonice na vida real.


Em entrevista à revista “Flashback”, em 2004, Leonice admitiu a inspiração de “Eduardo e Mônica”, revelando que nem tudo seja exato. Ela explicou que a essência da letra da canção transcende a própria história: “Talvez o que ele [Renato Russo] quisesse mostrar é que duas pessoas podem se encontrar, se casar e ser felizes juntas, mesmo que venham de realidades diferentes”.


Hoje vivendo no México, onde Fernando trabalha como embaixador, o casal está junto há 42 anos. A filha do casal, a também artista Nina Coimbra, já compartilhou em suas redes sociais fotos de Fernando e Leonice tiradas por Russo, atestando a relação entre o grupo.

FONTE: CNN

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados