Terça, 23 de abril de 2024
82 99669-5352
Geral

20/05/2022 às 15h53

Derek Gustavo

Maceió / AL

Concurso do Censo 2022: IBGE divulga resultado final; confira
Em Alagoas, serão 2.638 recenseadores, 247 para agentes censitários municipais e 80 agentes censitários supervisores.
Concurso do Censo 2022: IBGE divulga resultado final; confira
Aprovados no concurso do IBGE vão atuar no Censo a partir de agosto. FOTO: Divulgação/IBGE

O resultado final do Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE, foi divulgado nesta sexta-feira (20). Os aprovados irão atuar nos cargos de recenseador, agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS).


CLIQUE AQUI E CONSULTE O RESULTADO


O IBGE explica que, em caso de empate na nota final, o primeiro critério de desepate vai obedecer o Estatuto do Idoso. Nesse caso, a vaga vai para quem tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição.


O segundo critério de desempate é a nota na disciplina Conhecimentos Técnicos, seguida da nota em Língua Portugues e em Ética no Serviço Público. Os critérios estão disponíveis no edital do PSS.


Com a publicação da lista de aprovados, a próxima etapa é a convocação. Os aprovados passarão por treinamento.


Em Alagoas, serão 2.638 recenseadores, que têm treinamento previsto de 18 a 22 de julho, 247 para ACS e 80 para ACM, ambos com treinamento previsto de 6 a 15 de junho.


Esse treinamento tem caráter eliminatório e classificatório e será realizado em duas etapas: autoinstrução e presencial.


Mais de 621 mil pessoas concorreram às vagas distribuídas em todos os municípios do Brasil.


Os candidatos que também conseguiram aprovação serão incluídos na lista de espera, podendo ser chamados em um segundo momento.


Censo


A coleta de informações começa no dia 1º de agosto. A estimativa é que 215 milhões de pessoas, distribuídas em 70 milhões de domicílios, sejam visitadas pelos recenseadores.


O Censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. 


Realizada a cada dez anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados