Terça, 31 de janeiro de 2023
82 99669-5352
Interior

26/05/2022 às 17h28 - atualizada em 27/05/2022 às 19h12

Adja Alvorável, sob supervisão

Maceió / AL

Jequiá da Praia, São Miguel dos Campos e Feliz Deserto cancelam festas de São João
Segundo os prefeitos, medida foi tomada devido às fortes chuvas que atingem os municípios e já causaram vários prejuízos.
Jequiá da Praia, São Miguel dos Campos e Feliz Deserto cancelam festas de São João
São João em São Miguel dos Campos: prefeitura cancelou festas por conta das chuvas que caem em Alagoas. FOTO: Secom/São Miguel dos Campos

As prefeituras de Jequiá da Praia, São miguel dos Campos e Feliz Deserto cancelaram as festas de São João deste ano. O motivo são as fortes chuvas que atingem Alagoas desde a última terça-feira (24). O Município também decidiu cancelar as festas juninas, que estavam previstas para começar no dia 3 de junho.


Em Jequiá da Praia, os festejos estavam previstos para começarem no dia 3. “Acreditamos que no momento não temos clima para festividades”, disse o prefeito Felipe Jatobá, afirmando que estão sendo realizados levantamentos e ações para minimizar os danos.


Já a suspensão das festas juninas em Feliz Deserto foi informada diretamente à Associação dos Município Alagoanos (AMA). Segundo o levantamento da Defesa Civil atualizado nesta sexta (27), o município tem 50 pessoas desabrigadas e outras 52, desalojadas.


Jequiá também decretou situação de emergência. O decreto, que já está em vigor, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do COMPDEC de Jequiá da Praia nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas. 


A determinação tem como base o artigo 5º da Constituição Federal, que autoriza as autoridades administrativas e os agentes de proteção e defesa civil, diretamente responsável pelas ações de resposta aos desastres adentrar em residências para prestar socorro, determinar evacuação do loca, e utilizar de propriedade particular para assegurar o bem-estar das pessoas atingidas.


São Miguel dos Campos


O município já havia decretado situação de emergência por causa da chuva que, segundo o prefeito, já é a maior dos últimos 40 anos. Mais de 500 pessoas estão desabrigadas e desalojadas na cidade, que sofre com os efeitos da cheia do rio São Miguel.


Segundo o prefeito George Clemente (MDB) anunciou o cancelamento dos festejos juninos em vídeo divulgado na noite desta quinta.


"Em respeito à população, venho comunicar o cancelamento do nosso São João. Nas últimas horas, mulheres, homens e crianças deixaram suas casas e foram para abrigos fornecidos pela prefeitura ou para a casa de parentes. O prejuízo foi muito grande", disse o prefeito.


Clemente explicou ainda que as equipes da prefeitura farão um levantamento para saber o tamanho do prejuízo sofrido pelos moradores da cidade.


AMA não tem posicionamento oficial


A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) divulgou nota explicando que a definição a respeito do cancelamento dos festejos depende de cada prefeitura e das informações passadas pela Defesa Civil.


Em nota, a entidade informou que "ainda não há recomendação da Associação sobre as festividades juninas, já que isso é uma decisão individual de cada gestor, de acordo com a situação do município, em relação aos danos causados pelas fortes chuvas. Como isso se trata de desastre natural, o ideal é que os municípios aguardem o posicionamento conjunto dos órgãos de proteção e Defesa Civil para, assim, ter uma decisão embasada a partir da meteorologia. A Entidade acompanha caso a caso para oferecer o suporte necessário aos municípios. Afinal, toda população foi surpreendida com o volume de chuvas, acima do normal para quadra chuvosa, e continuamos em regime de plantão permanente".


 Veja essa informação no Jornal do Acta:


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2023 :: Todos os direitos reservados