26/05/2022 às 17h28 - atualizada em 27/05/2022 às 19h12
Adja Alvorável, sob supervisão
Maceió / AL
As prefeituras de Jequiá da Praia, São miguel dos Campos e Feliz Deserto cancelaram as festas de São João deste ano. O motivo são as fortes chuvas que atingem Alagoas desde a última terça-feira (24). O Município também decidiu cancelar as festas juninas, que estavam previstas para começar no dia 3 de junho.
Em Jequiá da Praia, os festejos estavam previstos para começarem no dia 3. “Acreditamos que no momento não temos clima para festividades”, disse o prefeito Felipe Jatobá, afirmando que estão sendo realizados levantamentos e ações para minimizar os danos.
Já a suspensão das festas juninas em Feliz Deserto foi informada diretamente à Associação dos Município Alagoanos (AMA). Segundo o levantamento da Defesa Civil atualizado nesta sexta (27), o município tem 50 pessoas desabrigadas e outras 52, desalojadas.
Jequiá também decretou situação de emergência. O decreto, que já está em vigor, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do COMPDEC de Jequiá da Praia nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.
A determinação tem como base o artigo 5º da Constituição Federal, que autoriza as autoridades administrativas e os agentes de proteção e defesa civil, diretamente responsável pelas ações de resposta aos desastres adentrar em residências para prestar socorro, determinar evacuação do loca, e utilizar de propriedade particular para assegurar o bem-estar das pessoas atingidas.
São Miguel dos Campos
O município já havia decretado situação de emergência por causa da chuva que, segundo o prefeito, já é a maior dos últimos 40 anos. Mais de 500 pessoas estão desabrigadas e desalojadas na cidade, que sofre com os efeitos da cheia do rio São Miguel.
Segundo o prefeito George Clemente (MDB) anunciou o cancelamento dos festejos juninos em vídeo divulgado na noite desta quinta.
"Em respeito à população, venho comunicar o cancelamento do nosso São João. Nas últimas horas, mulheres, homens e crianças deixaram suas casas e foram para abrigos fornecidos pela prefeitura ou para a casa de parentes. O prejuízo foi muito grande", disse o prefeito.
Clemente explicou ainda que as equipes da prefeitura farão um levantamento para saber o tamanho do prejuízo sofrido pelos moradores da cidade.
AMA não tem posicionamento oficial
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) divulgou nota explicando que a definição a respeito do cancelamento dos festejos depende de cada prefeitura e das informações passadas pela Defesa Civil.
Em nota, a entidade informou que "ainda não há recomendação da Associação sobre as festividades juninas, já que isso é uma decisão individual de cada gestor, de acordo com a situação do município, em relação aos danos causados pelas fortes chuvas. Como isso se trata de desastre natural, o ideal é que os municípios aguardem o posicionamento conjunto dos órgãos de proteção e Defesa Civil para, assim, ter uma decisão embasada a partir da meteorologia. A Entidade acompanha caso a caso para oferecer o suporte necessário aos municípios. Afinal, toda população foi surpreendida com o volume de chuvas, acima do normal para quadra chuvosa, e continuamos em regime de plantão permanente".
Veja essa informação no Jornal do Acta:
Há 2 horas
Alexandre de Moraes dá prazo para que PF ouça Valdemar Costa NetoHá 2 horas
São Paulo terá medicamento à base de cannabis no SUSHá 3 horas
Lira: candidatura à Presidência da Câmara é “gesto de pacificação”Há 3 horas
Às vésperas de eleição no Congresso, Pacheco rejeita revanchismo: “Paz no Brasil”Há 3 horas
A conta dos aliados de Rogério Marinho para vencer a eleição no Senado