07/06/2022 às 19h27
Acta
MACEIO / AL
A União Europeia anunciou nesta terça-feira (7) uma nova lei para padronizar o sistema de carregamento usado por todos os dispositivos eletrônicos vendidos nos países pertencentes ao bloco. Com a decisão, todas as fabricantes devem passar a oferecer conexões com o padrão USB-C em “dispositivos portáteis pequenos e médios”, em uma lista que inclui consoles de videogame, smartphones, e-Readers e câmeras digitais.
A intenção é permitir que os mesmos carregadores sejam usados em diversos dispositivos, evitando que o público tenha que adquirir um acessório específico para cada um deles. Além de tornar mais cômoda da vida dos consumidores, a decisão tem o objetivo de diminuir a quantidade de lixo digital gerada pela produção de produtos e acessórios com padrões diferentes.
Antes de entrar em ação, a nova lei terá que ser aprovada pelo conselho e pelo parlamento da União Europeia, em votações que devem acontecer ainda este ano. Caso ela seja aprovada, os fabricantes vão ter o prazo de 24 meses para adequar seus produtos, que se estende para 40 meses no caso dos laptops.
Lei quer facilitar a vida dos consumidores
O prazo estendido dado à fabricantes de laptops se explica pelos diferentes requisitos energéticos de aparelhos da categoria, o que dificultaria o uso de um padrão unificado de carregamento. Caberá à União Europeia cumprir a missão de encontrar uma solução única capaz de funcionar em todos os dispositivos e que seja economicamente viável para os fabricantes.
Em um comunicado, representantes do bloco afirmaram que os “consumidores vão ser alimentados com informações claras sobre as características de recarga de novos dispositivos”, o que deve facilitar conferir a compatibilidade de carregadores. A EU também promete que haverá a opção de adquirir novos produtos com ou sem a companhia de um carregador em suas caixas.
A iniciativa de padronização está sendo discutida há pelo menos uma década pela União Europeia, mas somente agora parece estar dando seus primeiros frutos. Enquanto a decisão deve afetar inicialmente somente o bloco, ela pode representar uma mudança na postura global de fabricantes, que podem considerar ser mais viável economicamente adotar o USB-C como padrão do que oferecer um tipo de conexão diferente para região do planeta.
FONTE: Adrenaline
Tecnologia e games
Blog/coluna Tudo sobre tecnologia e games em um só lugar!Há 14 minutos
A caminho de posto de saúde para socorrer recém-nascido, família capota carro: pai, mãe e bebê morremHá 1 hora
Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energéticaHá 2 horas
Google vai distribuir 500 mil bolsas de estudos; veja como se candidatarHá 2 horas
Suspeito de tráfico morre durante operação contra foragidos da Justiça no Litoral NorteHá 2 horas
Fogo destrói residência na Vila Brejal, em Maceió