04/07/2022 às 20h18 - atualizada em 05/07/2022 às 14h53
Acta
MACEIO / AL
O Exército vai distribuir água para 44 municípios de Alagoas com deficiência no abastecimento devido às fortes chuvas. O anúncio foi feito pelo secretário Nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, durante visita ao Estado Alagoas nesta segunda-feira (4).
"Temos um batalhão do Exército que tem caminhões-pipa que vão ser utilizados nesse apoio. Também já informamos aos municípios que eles podem, no pedido de assistência humanitária, solicitar recursos para locação de caminhões pipa", disse o secretário.
Além disso, segundo o secretário, o Exército irá ajudar a distribuir a água doada através de campanhas de arrecadação ou fornecida pelo governo do estado.
O Governo Federal também enviou a Alagoas, para visitar áreas afetadas pelas chuvas, os ministros do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e da Cidadania, Ronaldo Bento, e a Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia Barbosa.
Alagoas tem 51 municípios com situação de emergência reconhecida e quase 60 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas pelas chuvas. 6 pessoas morreram.
Em coletiva de imprensa, o ministro de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, afirmou que serão instaladas salas de operação nas cidades de Maceió, Viçosa e União dos Palmares para ajudar nas ações de resposta ao desastre.
O ministro também falou sobre a situação de algumas rodovias federais, que estão com trechos intransitáveis e outros destruídos. Segundo Daniel Ferreira, as rodovias estão sendo monitoradas e a expectativa é que suas liberações ocorram gradativamente, conforme o nível da água diminua.
O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, anunciou a antecipação do pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a 112 mil famílias alagoanas. Além disso, idosos e pessoas com deficiência ainda poderão antecipar mais uma parcela integral do benefício.
Há 2 horas
Servidores da educação obtêm 10% de reajusteHá 3 horas
Tribunal determina remoção de servidora para tratar filhoHá 4 horas
Empresários bolsonaristas defendem golpe de Estado caso Lula seja eleito; veja zapsHá 4 horas
PF diz ao Supremo Tribunal Federal que Bolsonaro cometeu incitação ao crime quando associou vacina da Covid à AidsHá 5 horas
TSE autoriza inclusão de nove militares em inspeção da urna eletrônica