Sexta, 29 de março de 2024
82 99669-5352
Saúde

07/08/2022 às 08h48 - atualizada em 08/08/2022 às 16h05

Acta

MACEIO / AL

Prédios abandonados e com foco de dengue preocupam moradores da Jatiúca
Somente entre janeiro e julho foram notificados 41 imóveis em situação de abandono na capital
Prédios abandonados e com foco de dengue preocupam moradores da Jatiúca
Terra de ninguém: prédios abandonados e com foco de dengue preocupam moradores da Jatiúca

Abandono, insegurança e sujeira. Esse é o triste retrato de dezenas de prédios abandonados em Maceió. No bairro da Jatiúca, que fica localizado na parte baixa da capital, dois cenários chamam a atenção e foram foco de denúncia essa semana.


São dois prédios em completa situação de abandono. O primeiro fica localizado na esquina da Rua Dr. Carlos Lobo com a Rua Dr. Waldemiro Alencar Júnior. Já o segundo fica situado no cruzamento da Rua Paulina Maria de Mendonça com a Rua Nelson de Azevedo Souza, também na Jatiúca.


Uma moradora, que preferiu não se identificar, mas vamos chamá-la de Maria das Graças* (nome fictício), contou que no primeiro prédio abandonado já houve um incêndio e um crime de estupro cometido contra uma criança de um ano de idade. "Eu passo duas vezes por dia pela região e vejo a situação", contou.


Ela contou também que no segundo prédio, na parte do subsolo, existe uma "piscina" formada pelas fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas. "Está tudo inundado! É um foco de dengue", declarou.


A reportagem do Acta procurou as assessorias de Comunicação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em nota, a Sedet informa que já notificou o responsável para providenciar a limpeza e manutenção do terreno. "Em caso de descumprimento da notificação, a Sedet reforça que o titular do terreno sofrerá as penalidades previstas na legislação vigente", informou.


Já a SMS informou, por meio de nota, que os dois imóveis foram notificados e autuados pelo município. "Maceió já realizou os  procedimentos cabíveis nesses dois locais para evitar a proliferação do mosquito, como destruição de criadouros e controle químico. Os agentes de endemias estão sempre com equipes realizando inspeções na região", diz a nota.


Notificações


Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), entre os meses de janeiro e julho deste ano, a Prefeitura de Maceió notificou 41 imóveis em estado de abandono na capital alagoana. Os casos foram registrados pela Diretoria de Fiscalização do Uso do Solo.


No mesmo período, o Município identificou, ainda, 17 imóveis que necessitam de manutenção predial, ou seja, que precisam de atenção e cuidados em sua estrutura de construção.


Como fazer denúncias


A população pode fazer denúncias de imóveis abandonados pelo e-mail denuncia@sedet.maceio.al.gov.br ou pelo telefone 82 3312 5215, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.


Para facilitar o trabalho da fiscalização da Sedet é importante que a população colabore com o envio de fotos que comprovem a situação de abandono do imóvel, motivo da denúncia, endereço completo e ponto de referência.

FONTE: Polyana Lima

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados