Terça, 31 de janeiro de 2023
82 99669-5352
Cultura

05/11/2022 às 17h09 - atualizada em 05/11/2022 às 22h38

Alberto Lima

Maceió / AL

Festival Revoada de Cinema pousa em seis bairros de Maceió
Ações são aquecimentos para a programação oficia
Festival Revoada de Cinema pousa em seis bairros de Maceió
Fotos: Ulisses Arthur/Renata Baracho/Divulgação produtoras de filmes

A capital alagoana vai ser palco, durante este mês de novembro, do 1º Revoada - Festival de Cinema das periferias. Com edital de inscrições de filmes lançado em setembro, o Revoada vai pousar, neste primeiro momento, em seis bairros de Maceió: Fernão Velho, Chã da Jaqueira, Clima Bom, Ipioca, Vergel e Jacintinho. Ações são aquecimentos para a programação oficial que ocorrerá de 21 a 27 de novembro no Benedito Bentes e Sebrae/AL


O evento é uma ação inovadora da produtora cinematográfica ‘Céu Vermelho Fogo Filmes’, que se dedica à realização de filmes e projetos de difusão e formação em cinema em Alagoas.


Os produtores da Céu Vermelho Fogo Filmes, Alessandra Moretti e Ulisses Arthur explicam que a proposta do Festival é traçar rotas, tanto dentro dos filmes com dentro do espaço urbano da cidade. “Se no cotidiano da cidade os moradores da periferia vão para a região turística para trabalhar e buscar espaços de diversão, aqui estimulamos o contra movimento. Uma cidade em deslocamento para imergir nas imagens”, explicam os produtores.


O primeiro pouso do Revoada ocorreu em outubro, quando foi realizada a oficina ‘Pluma de cinema com celular’, voltada para estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Otávio Barbosa de Aguiar, localizada no Bairro Benedito Bentes. Na ocasião foram ensinadas técnicas de narrativa, roteiro, produção, filmagem e edição de filmes.


Neste segundo momento, o Revoado está realizando exibição de curtas-metragens nas seguintes escolas: Municipal Hermínio Cardoso (Fernão Velho), Municipal Sérgio Luiz (Chã da Jaqueira), Estadual Salete Gusmão (Clima Bom) e Estadual Raul Lima (Ipioca). As exibições nas escolas iniciaram dia 03 e encerram dia 07 de novembro.


Já nos dias 06 e 08 de novembro, será o momento dos moradores dos bairros Vergel e Jacintinho, respectivamente, assistirem curtas e longas metragens inéditos, em exibições a céu aberto, voltadas para toda população, partir das 17h. Após as exibições será o momento de debate sobre os filmes.


Neste domingo, dia 06, o pouso do Revoada será no Núcleo Cultural da Zona Sul, no bairro Vergel, com a exibição do filme brasileiro indicado ao Oscar, Marte Um. Já no dia 08 será o momento do Revoada aterrissar no Novo Mirante do bairro Jacintinho, com a exibição do filme Rolê – Histórias dos Rolezinhos.


OFICINAS E CONFERÊNCIAS


Na sequência de ações do Revoada, será o momento dos estudantes de Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) dos bairros Poço e Benedito participarem de oficinas sobre produção de filmes. Todos receberão certificados.


Para o Ensino Superior, o Revoada, em parceria com o Sebrae Alagoas montou uma programação toda especial, com conferências sobre o cenário cinematográfico no Brasil. As conferências ocorrerão a partir do dia 21, ofertam certificados e algumas delas serão ministradas por diretores de filmes de destaque no país.


O último pouso do Revoada será com o grande Festival, no bairro Benedito Bentes. O festival contará com a presença de artistas e realizadores importantes do cinema nacional, e com exibições de filmes inéditos, entre eles os curtas-metragens inscritos no lançamento do festival. A ação no Benedito Bentes dura cinco dias, iniciando 23 e com encerramento no dia 27 de novembro.


VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PRIMEIRO POUSO DO REVOADA


Dia 03


9h Escola Hermínio Cardoso (Fernão Velho) _ duas sessões infantis


14h Escola Sérgio Luiz (Chã da Jaqueira) _ duas sessões infantis


Dia 06


19h_ Núcleo Cultural do Bairro Vergel do Lago


Exibição do filme brasileiro indicado ao Oscar_ Marte Um


Dia 07


09h Escola Salete Gusmão (Clima Bom) – duas sessões jovens


14h Escola Raul Lima (Ipioca) _ duas sessões jovens


Dia 08


19h Novo Mirante do Bairro Jacintinho (Antigo Bostão)


Exibição do filme Rolê- História dos Rolezinhos

FONTE: Sidinéia Tavares_ Assessoria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2023 :: Todos os direitos reservados