Terça, 31 de janeiro de 2023
82 99669-5352
Cultura

20/11/2022 às 13h30 - atualizada em 20/11/2022 às 13h34

Acta

MACEIO / AL

Milhares de pessoas sobem a Serra da Barriga para celebrar o Dia da Consciência Negra
Após dois anos de restrições, local volta a comemorar o Dia da Consciência Negra de forma ampla
Milhares de pessoas sobem a Serra da Barriga para celebrar o Dia da Consciência Negra
Após dois anos de restrições, local volta a comemorar o Dia da Consciência Negra de forma ampla. Foto: Derek Gustavo - ACTA

Milhares de visitantes subiram a Serra da Barriga, em União dos Palmares, interior de Alagoas, para celebrar o dia da Consciência Negra, comemorado neste domingo (20). 


O espaço ficou fechado por dois anos e com restrições ao acesso de religiosos, turistas, pesquisadores e estudantes. Mas este ano, as portas foram abertas desde o dia 17 para as comemorações com atividades culturais e celebrações tradicionais, como as cerimônias religiosas de matrizes africanas.


Com o projeto “Vamos Subir a Serra”, do Movimento Negro Anajô, os 327 anos de morte do líder Zumbi- o último chefe supremo do Quilombo decapitado em 1695- foram lembrados desde o início do mês com oficinas, cursos de formação para professores, feiras de artesanato, rodas de capoeira, culinária, teatro, cinema e apresentações musicais em Maceió e nesta cidade da Zona da Mata.


“Esse é um compromisso nosso para reafirmamos a importância histórica de Zumbi dos Palmares na luta contra a escravidão. É nosso dever preservar o legado e repassá-lo para as novas gerações, disse a coordenadora do projeto “Vamos Subir a Serra”, jornalista e militante Valdice Gomes.


Entre as atrações do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, destaque para a Lagoa Encantada dos Negros ou, simplesmente, Lagoa dos Negros. O local, que segue intacto, "representa a purificação da vida, onde os quilombolas palmarinos repousavam e saciavam a sede, afiavam suas armas e ferramentas, e alimentavam suas almas com a presença do supremo através da energia natureza à sombra da Gameleira Branca". Ou seja, a Lagoa dos Negros era, e ainda hoje é, um local de revigoramento físico, emocional e espiritual.


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2023 :: Todos os direitos reservados