20/11/2022 às 13h30 - atualizada em 20/11/2022 às 13h34
Acta
MACEIO / AL
Milhares de visitantes subiram a Serra da Barriga, em União dos Palmares, interior de Alagoas, para celebrar o dia da Consciência Negra, comemorado neste domingo (20).
O espaço ficou fechado por dois anos e com restrições ao acesso de religiosos, turistas, pesquisadores e estudantes. Mas este ano, as portas foram abertas desde o dia 17 para as comemorações com atividades culturais e celebrações tradicionais, como as cerimônias religiosas de matrizes africanas.
Com o projeto “Vamos Subir a Serra”, do Movimento Negro Anajô, os 327 anos de morte do líder Zumbi- o último chefe supremo do Quilombo decapitado em 1695- foram lembrados desde o início do mês com oficinas, cursos de formação para professores, feiras de artesanato, rodas de capoeira, culinária, teatro, cinema e apresentações musicais em Maceió e nesta cidade da Zona da Mata.
“Esse é um compromisso nosso para reafirmamos a importância histórica de Zumbi dos Palmares na luta contra a escravidão. É nosso dever preservar o legado e repassá-lo para as novas gerações, disse a coordenadora do projeto “Vamos Subir a Serra”, jornalista e militante Valdice Gomes.
Entre as atrações do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, destaque para a Lagoa Encantada dos Negros ou, simplesmente, Lagoa dos Negros. O local, que segue intacto, "representa a purificação da vida, onde os quilombolas palmarinos repousavam e saciavam a sede, afiavam suas armas e ferramentas, e alimentavam suas almas com a presença do supremo através da energia natureza à sombra da Gameleira Branca". Ou seja, a Lagoa dos Negros era, e ainda hoje é, um local de revigoramento físico, emocional e espiritual.
Há 2 horas
Alexandre de Moraes dá prazo para que PF ouça Valdemar Costa NetoHá 2 horas
São Paulo terá medicamento à base de cannabis no SUSHá 3 horas
Lira: candidatura à Presidência da Câmara é “gesto de pacificação”Há 3 horas
Às vésperas de eleição no Congresso, Pacheco rejeita revanchismo: “Paz no Brasil”Há 3 horas
A conta dos aliados de Rogério Marinho para vencer a eleição no Senado