20/11/2022 às 16h17
Acta
MACEIO / AL
As provas de matemática e de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, aplicadas neste domingo (20), trouxeram questões sobre:
• Covid-19 (uma com teste RT-PCR e outra acerca da higienização de ambientes);
• menções a órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Mundial da Saúde (OMS);
• epidemia em situação fictícia;
• queda na criação de empregos entre 2012 e 2013;
• necessidade de seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na configuração de uma sala de cinema;
• torneio de futebol (sem especificar qual);
• uso do protozoário da doença de Chagas no combate ao câncer;
• produção de etanol;
• doping de atletas;
• emprego de garrafas plásticas para captação de luz natural.
"O que me chamou atenção foi a frequência com que o tema de esportes apareceu nas questões", diz Vinicius Beltrão, coordenador de ensino e inovações do SAS Plataforma de Educação. Justamente neste domingo, ocorreram a cerimônia de abertura e a primeira partida da Copa do Mundo do Catar.
Ele destaca também o alto número de perguntas que exigiam conhecimento de matemática financeira. "Uma delas era muito simples e pedia que o candidato representasse o número 1,35 bilhão [em algarismos]. Havia também outras sobre desconto em loja e investimentos em marketing digital", lembra Beltrão.
Correção: vale a pena chutar?
As questões são corrigidas usando um modelo matemático chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Definindo de forma simplificada, esse é um método que busca priorizar a coerência no desempenho dos candidatos. A nota não é simplesmente a soma do número absoluto de acertos.
Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente "chutou" as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas
Gabarito oficial
De acordo com o Inep, os cadernos de questões e gabaritos oficiais serão divulgados na próxima quarta-feira (23). Os materiais estarão disponíveis no portal do Inep.
Reaplicação
Dos cerca de 3,4 milhões de inscritos, quase 2,5 milhões compareceram ao primeiro de prova, segundo dados preliminares do Inep, o que dá uma taxa de abstenção de 26,7%.
O candidato que faltar ao Enem por um motivo justificado poderá pedir a reaplicação, que deverá ser acontecer nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Esse direito é válido somente em situações específicas, como nos casos de doenças infectocontagiosas e de problemas logísticos.
FONTE: g1
Há 1 hora
Alexandre de Moraes dá prazo para que PF ouça Valdemar Costa NetoHá 2 horas
São Paulo terá medicamento à base de cannabis no SUSHá 2 horas
Lira: candidatura à Presidência da Câmara é “gesto de pacificação”Há 2 horas
Às vésperas de eleição no Congresso, Pacheco rejeita revanchismo: “Paz no Brasil”Há 3 horas
A conta dos aliados de Rogério Marinho para vencer a eleição no Senado