Terça, 31 de janeiro de 2023
82 99669-5352
Educação

20/11/2022 às 16h17

Acta

MACEIO / AL

Enem 2022 tem 2º dia de provas com questões sobre Covid-19, torneio de times, doping, Anvisa e queda na criação de empregos
Candidatos terão até cinco horas para 90 perguntas de matemática e ciências da natureza. A partir das 18h, o g1 divulgará o gabarito extraoficial feito pelo curso Anglo e transmitirá um programa ao vivo com a correção.
Enem 2022 tem 2º dia de provas com questões sobre Covid-19, torneio de times, doping, Anvisa e queda na criação de empregos
Profissional de saúde faz teste PCR para identificar se sul-coreano está com Covid-19 em centro de testagem de Seul, capital da Coreia do Sul, no dia 17 de março de 2022 — Foto: Jung Yeon-je/AFP

As provas de matemática e de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, aplicadas neste domingo (20), trouxeram questões sobre:


             Covid-19 (uma com teste RT-PCR e outra acerca da higienização de ambientes);


             menções a órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Mundial da Saúde (OMS);


             epidemia em situação fictícia;


             queda na criação de empregos entre 2012 e 2013;


             necessidade de seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na configuração de uma sala de cinema;


             torneio de futebol (sem especificar qual);


             uso do protozoário da doença de Chagas no combate ao câncer;


             produção de etanol;


             doping de atletas;


             emprego de garrafas plásticas para captação de luz natural.


"O que me chamou atenção foi a frequência com que o tema de esportes apareceu nas questões", diz Vinicius Beltrão, coordenador de ensino e inovações do SAS Plataforma de Educação. Justamente neste domingo, ocorreram a cerimônia de abertura e a primeira partida da Copa do Mundo do Catar.


Ele destaca também o alto número de perguntas que exigiam conhecimento de matemática financeira. "Uma delas era muito simples e pedia que o candidato representasse o número 1,35 bilhão [em algarismos]. Havia também outras sobre desconto em loja e investimentos em marketing digital", lembra Beltrão.


Correção: vale a pena chutar?


As questões são corrigidas usando um modelo matemático chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI).


Definindo de forma simplificada, esse é um método que busca priorizar a coerência no desempenho dos candidatos. A nota não é simplesmente a soma do número absoluto de acertos.


Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente "chutou" as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas


Gabarito oficial


De acordo com o Inep, os cadernos de questões e gabaritos oficiais serão divulgados na próxima quarta-feira (23). Os materiais estarão disponíveis no portal do Inep.


Reaplicação


Dos cerca de 3,4 milhões de inscritos, quase 2,5 milhões compareceram ao primeiro de prova, segundo dados preliminares do Inep, o que dá uma taxa de abstenção de 26,7%.


O candidato que faltar ao Enem por um motivo justificado poderá pedir a reaplicação, que deverá ser acontecer nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Esse direito é válido somente em situações específicas, como nos casos de doenças infectocontagiosas e de problemas logísticos.


               

FONTE: g1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2023 :: Todos os direitos reservados