23/11/2022 às 17h01
Felipe Farias
Maceió / AL
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Maceió, vereador Chico Filho (MDB), disse que o Orçamento da capital para 2023 pode estar superdimensionado.
O representante municipal é um dos responsáveis pela convocação da audiência pública que discutiu a Lei Orçamentária Anual (LOA), nesta quarta-feira (23), na Câmara.
Dezenas de representantes comunitários compareceram ao plenário do Legislativo municipal, onde ouviram explanação da equipe da Secretaria de Economia de Maceió, sobre as projeções referentes às contas públicas de Maceió para o ano que vem.
O orçamento da capital alagoana para 2023 é estimado em cerca de R$ 4,082 bilhões.
“Nossa preocupação é quanto à capacidade de investimento próprio do nosso município”, declarou o vereador, em entrevista ao ACTA, a propósito da audiência, na véspera.
“Nosso município é pobre. Temos uma arrecadação ainda muito tímida. Sobrevivemos praticamente de repasses federais. Mas, a gente percebe um aumento na arrecadação e na capacidade de investimento. Ainda é muito tímida, ainda é muito aquém do que seria o melhor para o nosso município, mas, já é um começo”, acrescentou.
“Mas, inclusive, esse orçamento, a meu ver, está superdimensionado. O que indicam os estudiosos da Prefeitura é que nós teremos um incremento na arrecadação ano que vem. Isso, por um lado, me deixa feliz; há um bom cenário para 2023”, enfatizou o vereador Chico Filho, a propósito da estimativa de receitas da equipe técnica responsável pela gestão econômica da capital.
Para ele, a expectativa é de que os gestores de Maceió preveem um “cenário otimista”, pelo que o próprio vereador diz que pôde observar da LOA/2023 (a Lei Orçamentária – o orçamento), que tramita na Câmara.
“Estamos muito confiantes de que as coisas podem melhorar. Temos os investimentos em saúde e educação nos percentuais previstos constitucionalmente. Temos mais de R$ 500 milhões de investimentos em infraestrutura, o que é um valor significativo”.
“E a gente espera que [o município] realmente possa fazer esses investimentos”, concluiu o vereador.
Há 23 minutos
Exame toxicológico deve confirmar suposto envenenamento de professora de São BrásHá 1 hora
Acusado de fazer sexo na praia de Ponta Verde é afastado do Curso de DelegadosHá 2 horas
Incêndio atinge carrinho de churros na Jatiúca, em MaceióHá 2 horas
Semarh emite aviso sobre continuidade da baixa umidade no Agreste, Sertão e Sertão do São FranciscoHá 2 horas
Avenida Humberto Mendes é interditada para obras do Renasce Salgadinho