Quarta, 01 de fevereiro de 2023
82 99669-5352
Brasil

30/11/2022 às 18h41 - atualizada em 30/11/2022 às 21h01

Acta

MACEIO / AL

AL, 18 estados e DF registram aumento de casos de síndrome respiratória por Covid, diz Fiocruz
O boletim InfoGripe mostra o avanço do número de casos de Covid-19 pelo país; Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba tem maiores altas
AL, 18 estados e DF registram aumento de casos de síndrome respiratória por Covid, diz Fiocruz
Números da Covid voltaram a crescer nos estados. FOTO: reprodução

O novo boletim InfoGripe, divulgado nesta terça-feira (29) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que a Covid-19 continua seu novo avanço pelo país. O número de unidades federativas com tendência de crescimento moderado no longo prazo (últimas seis semanas) dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foi de 17 para 20 em uma semana. No início deste mês, eram apenas quatro.


Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Santa Catarina observam o aumento, mas a alta é ainda mais acentuada no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba.


Segundo a Fiocruz, o coronavírus tem atingido a população adulta, incluindo o grupo de risco dos idosos. A nova pesquisa leva em conta o período entre 20 e 26 de novembro, com os dados registrados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe até a última segunda-feira (28).


No levantamento anterior, a Covid-19 representava 61,8% dos pacientes com SRAG no Brasil, índice que subiu para 71,3% na pesquisa atual. Além disso, o país registra 3,4% de casos de influenza A, 0,1% de influenza B e 12,1% de Vírus Sincicial Respiratório. O coronavírus é responsável por 95,4% das mortes.


O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, destaca a importância de retomar o uso de máscara facial, preferencialmente N95 ou PFF2, em ambientes como o transporte coletivo, locais fechados ou mal ventilados, além de aglomerações e unidades de saúde.


“É extremamente importante ter esse cuidado para termos um final de ano com o menor impacto possível, dado esse cenário epidemiológico que está muito claro em todo o país”, colocou.


Além da Covid-19, o boletim InfoGripe traz uma preocupação com a volta do crescimento de casos de Vírus Sincicial Respiratório em crianças do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de São Paulo, onde ainda há uma presença expressiva da infecção.


Neste ano, o país somou 271.850 pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, com 76,9% deles diagnosticados com Covid-19.

FONTE: CNN Brasil

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2023 :: Todos os direitos reservados