Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Tecnologia

08/12/2022 às 17h26 - atualizada em 08/12/2022 às 21h00

Acta

MACEIO / AL

Senha mais usada por brasileiros em 2022 foi '123456'
Das dez senhas mais utilizadas por brasileiros no último ano, seis são variações da versão mais popular.
Senha mais usada por brasileiros em 2022 foi '123456'
Levantamento feito em cima de informações vazadas por hackers mostra quais as senhas mais comuns no Brasil. FOTO: reprodução

Ano após ano, a NordPass divulga seu tradicional ranking das senhas mais utilizadas na internet. Essa iniciativa, que tem como objetivo conscientizar o público sobre a importância das boas práticas de segurança no mundo online, acaba sempre expondo o nível de maturidade dos internautas na hora de pensar em uma palavra-chave — o qual nem sempre é o dos melhores.


Na edição de 2022 do relatório, a empresa analisou um banco de dados de 3TB com senhas expostas em ataques para criar listas com as 200 combinações mais comuns em dezenas de países, incluindo o Brasil. Por aqui, assim como no Chile, na Colômbia, na Espanha e no México, a senha “123456” voltou a figurar no topo do ranking com mais de 13 mil usos.


Das dez senhas mais utilizadas por brasileiros no último ano, seis são variações da versão mais popular. Segundo a NordPass, justamente por serem extremamente simples, todas elas podem ser descobertas por possíveis invasores em questão de segundos, deixando endereços de email, contas de redes sociais e outros serviços online completamente vulneráveis.


No ranking geral, a palavra-chave “password” (que nada mais é do que a palavra “senha” em inglês), assumiu a primeira colocação, com quase 5 milhões de usos. A clássica “123456” voltou a aparecer na segunda colocação, com “123456789”, “guest” e “qwerty” fechando o Top 5.


O relatório também trouxe uma lista com as senhas mais populares baseadas em esportes, automóveis e outros ícones da cultura popular (como bandas, videogames e filmes). Alguns dos exemplos mais recorrentes foram os nomes da banda U2, do time de futebol sérvio Estrela Vermelha e do filme francês “O Profissional”.


Caso uma senha sua tenha aparecido nas listas da NordPass, é recomendável trocá-la imediatamente por uma credencial mais forte, de preferência com mais de oito dígitos e que intercale letras, números e símbolos. Ativar a verificação de dois fatores e usar um gerenciador de senhas também é sempre uma boa pedida.


Veja dicas para deixar suas senhas mais seguras com Ruslan Queiroz, no Acta Tech:


FONTE: Tudo Celular, via MacMagazine

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Tecnologia e games

Tecnologia e games

Blog/coluna Tudo sobre tecnologia e games em um só lugar!
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados