Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Tecnologia

15/01/2023 às 11h41

Acta

MACEIO / AL

Sinal de GPS é gratuito – saiba por quê
Curiosidade: Internet é paga; mesmo offline, é possível abrir o aplicativo de GPS e receber a posição exata no mapa
Sinal de GPS é gratuito – saiba por quê
Sistema de posicionamento global, ou GPS (global positioning system), foi desenvolvido para uso militar – e aberto a civis após tragédia. (Foto: reprodução/Alvaro Reyes/Unsplash)

Após adquirir um novo celular, é necessário pagar para usar alguns serviços, como ligações e acesso à internet.


Mas, há uma função essencial que está sempre disponível, mesmo com chip SIM ou plano de dados móveis: o sinal de GPS.


E mesmo offline, é possível abrir o aplicativo de GPS e receber a posição exata no mapa.


Apps como o Google Maps e o Waze ainda precisam de conexão com a internet para atualizar rotas e informações em tempo real, mas exibem o local atual do dispositivo.


Com essa informação, surge a dúvida: por que o uso de sinal GPS é gratuito?


A explicação precisa de um pouco de contexto histórico e passa por usos militares e a Guerra Fria. Saiba mais a seguir!


O Sistema de Posicionamento Global, ou GPS, foi desenvolvido pelo exército dos Estados Unidos da América para uso militar.


O conjunto de satélites em órbita permitia receber informações precisas sobre alvos e a tecnologia era restrita somente aos órgãos de defesa do país.


Em 1983, durante a Guerra Fria, essa situação mudou. O voo 007 da Korean Airlines, que decolou de Nova Iorque com destino a Seul, teve um desvio na rota e violou o espaço aéreo soviético. O avião foi destruído pela força aérea da União Soviética e resultou na morte de todas as 269 pessoas a bordo, que incluía um congressista estadunidense.


Essa tragédia poderia ter sido evitada caso o sistema de GPS não fosse restrito ao uso militar. Diante desse cenário, o presidente Ronald Reagan disponibilizou o sinal de GPS para uso civil em 16 de setembro de 1983. A liberação tinha uma ressalva: o alcance da versão pública do serviço seria reduzido a 100 metros da posição exata, o que ainda renderia uma vantagem tática ao exército dos EUA.


No ano 2000, o presidente Bill Clinton removeu essa limitação do GPS para o público e melhorou a precisão.


Como resultado, a produção de dispositivos de localização aumentou. Nesse caso, a tecnologia de GPS é paga de forma indireta, ou seja, a partir do recolhimento de impostos e da cadeia de produção dos satélites.


Por que o GPS é gratuito e a internet não?


O posicionamento GPS é transmitido por um sinal de rádio dos satélites, recebido pelo celular ou qualquer outro aparelho.


Durante esse processo, os dispositivos apenas recebem a data, e não transmitem. Essa operação é mais simples e reduz custos para a tecnologia.

FONTE: Canal Terra

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados