Terça, 31 de janeiro de 2023
82 99669-5352
Cultura

24/01/2023 às 17h42

Alberto Lima

Maceió / AL

Mais de 300 artesãos alagoanos tem novo espaço para expor trabalhos em Maceió
Loja dispõe de mais de 2 mil obras de diferentes profissionais do artesanato do Estado.
Mais de 300 artesãos alagoanos tem novo espaço para expor trabalhos em Maceió
Foto: Ascom Sedics

Os artesãos alagoanos foram contemplados pelo Governo de Alagoas com um novo espaço para comercializar seus produtos em 2023. Trata-se da Galeria Alagoas Feita à Mão, instalada no piso L2 do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. Com mais de 2 mil peças disponíveis, a loja beneficia indiretamente mais de 300 profissionais do artesanato e entidades representativas do Estado, que irão comercializar peças em cerâmica, artigos de decoração em fios e tecidos, móveis em madeira e artigos em couro.


A iniciativa de exposição e comercialização da arte popular alagoana faz parte do programa Alagoas Feita à Mão, que visa ao desenvolvimento econômico regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL). A Galeria Alagoas Feita à Mão conta também com a participação de artesãos, mestres, associações, grupos produtivos e profissionais individuais.


A variedade dos produtos é um grande diferencial para o público. Dividida entre as categorias vestuário, acessórios, decoração, cama e mesa, o espaço traz desde peças de fios e tecidos à madeira, fibra vegetal e sementes. Participam da loja os artesãos Petrúcia Lopes, do Grupo produtivo Fulô.A; Valentim, Karla e Lu Azul, que trabalham com pintura; Tati Barros, da Flor do Mussambê, Maria Corá, Pontal Art, Nena e Crocherelando. A galeria também vai contar com peças em madeira dos artesãos Nem, Jasson, Ateliê Boca do Vento, e Aberaldo, sendo os dois últimos da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar.


De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o espaço é fundamental para fortalecer o artesanato alagoano.


“Esse espaço de comercialização, em um dos principais shoppings do Estado, é de grande importância para o desenvolvimento dos artesãos de Alagoas. A iniciativa já se mostrou muito proveitosa, e só no ano passado os artesãos comercializaram em média R$ 21 mil reais em vendas mensais, somente na loja física, uma vez que também contamos com a galeria online. Estamos ansiosos para ver os resultados desse novo espaço e agradecemos ao Parque Shopping pela parceria”, destaca a secretária.


Galeria Online


Executado pelo Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o objetivo do programa Alagoas Feita à Mão é estruturar e valorizar o segmento artesanal alagoano e, consequentemente, proporcionar a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal.


Além do espaço físico, o programa conta com a Galeria Online Alagoas Feita à Mão, que reúne a produção de diversos artistas locais, facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos, além de contribuir para a geração de renda no segmento. É possível acessar o site através do endereço www.alagoasfeitaamao.com.br.


Com mais de 1.300 produtos anunciados e mais de 101.500 negociações feitas, o site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira.

FONTE: Isabella Padilha / Ascom Sedetur

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2023 :: Todos os direitos reservados