Sexta, 29 de março de 2024
82 99669-5352
Saúde

29/01/2023 às 09h09 - atualizada em 29/01/2023 às 11h05

Acta

MACEIO / AL

Dia Mundial Contra a Hanseníase: Saúde reforça importância do diagnóstico precoce contra a doença
Enfermidade pode evoluir e se tornar transmissível se não for tratada na forma inicial
Dia Mundial Contra a Hanseníase: Saúde reforça importância do diagnóstico precoce contra a doença
Hanseníase acomete, principalmente, pele, mucosas e nervos periféricos. Foto: reprodução Internet

No último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase e o Dia Mundial Contra a Hanseníase.  A data tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado à doença. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió reforça à população a necessidade do diagnóstico precoce contra a enfermidade.


Causada pelo Mycobacterium leprae que acomete, principalmente, a pele, as mucosas e os nervos periféricos, a hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa. Se não tratada na forma inicial, a enfermidade quase sempre evolui, torna-se transmissível e pode atingir pessoas de qualquer gênero ou idade, inclusive crianças e idosos.


A responsável técnica do Programa de Controle da Hanseníase de Maceió, Vânia Bernardino, destaca a importância de realizar o diagnóstico precoce para dar início ao tratamento. “O diagnóstico precoce permite diminuir as chances de surgirem incapacidades físicas, além de favorecer a interrupção da cadeia de transmissão. O tratamento é gratuito e pode ser realizado nas unidades de saúde da capital”, informa.


Sintomas e transmissão


Os sintomas da hanseníase aparecem, principalmente, nas extremidades das mãos e dos pés, no rosto, orelhas, nádegas, costas e pernas. São manchas esbranquiçadas, amarronzadas ou avermelhadas, com perda de sensibilidade ao calor, ao toque e à dor.


A transmissão é feita por meio do contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz de uma pessoa doente. Mas, após a primeira dose do tratamento, ela já deixa de ser transmissível. O tempo de incubação da hanseníase é de dois a cinco anos, após a contaminação. A prevenção consiste no diagnóstico e tratamento precoces, o que ajuda a evitar a transmissão e o consequente surgimento de novos casos.


Diagnóstico


O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento da doença. Quando o diagnóstico é feito, ainda na forma inicial da doença, o tratamento é de seis meses. Já quando começa mais tardiamente, ele é de 12 meses, podendo o médico esticar um pouco em algumas exceções.


Janeiro Roxo


O Janeiro Roxo é uma campanha anual com foco no combate e prevenção à Hanseníase. A mobilização é promovida pelo Ministério da Saúde com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Todas as ações têm como objetivo prevenir e combater a hanseníase, além de reduzir o estigma e o preconceito com as pessoas acometidas pela doença, que pode, se não for tratada a tempo, levar a incapacidades físicas.

FONTE: Secom Maceió

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados