Sexta, 19 de abril de 2024
82 99669-5352
Entretenimento

31/01/2023 às 19h31

Acta

MACEIO / AL

Morre o ator Ilya São Paulo, aos 59 anos, no Rio de Janeiro
Notícia foi divulgada pelo ator Anselmo Vasconcellos, nesta terça-feira (31)
Morre o ator Ilya São Paulo, aos 59 anos, no Rio de Janeiro
Ilya São Paulo. Foto: TV Globo/João Miguel Júnior

O ator Ilya São Paulo morreu nesta terça-feira (31), aos 59 anos. Entre outros trabalhos marcantes do artista, estão o remake da novela Irmãos Coragem, em 1995, em um dos papéis principais. Seu último trabalho na TV foi na novela Amor de Mãe, em 2020, como Juarez. Segundo o também ator Anselmo Vasconcelos, de 69 anos, que divulgou a notícia da morte de Ilya em seu perfil no Facebook, ele havia passado por uma longa internação no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, para tratar de um grave ferimento no ombro.


Atualmente, contudo, estava em casa e foi encontrado pela mulher, Claudia Provedel, na manhã desta terça (31), já morto. Sensibilizado, Anselmo contou que Ilya havia sido seu aluno na Escola de Teatro Martins Penna, onde conheceu a mulher, com quem teve uma filha. Ele era filho do cineasta Olney São Paulo (1936 - 1978) e irmão do ator Irwing São Paulo (1964 - 2006), o Zeca da novela A Viagem, que morreu precocemente, aos 41 anos, em 2006, em decorrência de uma pancreatite.


"O ator Ilya São Paulo faleceu hoje. Foi meu aluno na Martins Penna onde conheceu a atriz Claudia Provedel, com quem casou e tiveram uma linda filha. Filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do ator Irwing São Paulo. Claudia Provedel cuidou dele com amor e companherismo. Acompanhei esses anos todos, desde a Escola, essa união. Ajudei como pude suas dificuldades. Estou muito emocionado com tudo, com as histórias da vida e seus fins. É triste", lamentou ele, que explicou a causa da morte ao ser questionado por uma seguidora. "Rosana Motta, ele estava muito debilitado. Passou por uma longa internação no Miguel Couto para tratar um grave ferimento no ombro. Estava em casa e foi encontrado hoje pela manhã em seu apartamento pela Claudia, já falecido".


Ilya Flaherty Santana São Paulo nasceu em 13 de setembro de 1963, na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Era filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do também ator Irving São Paulo, que morreu aos 41 anos, em 2006, com um tipo grave de pancreatite.


Ilya São Paulo começou sua carreira artística em cinema. O primeiro filme que fez foi Riachão do Jacuipe, um documentário, em que foi diretor. Em 1974, foi diretor ainda do curta Memórias de um Fantoche. Nesse mesmo ano, atuou em O Amuleto de Ogum. Em 1994, atuou em A Terceira Margem do Rio. Em 98, integrou o elenco de Policarpo Quaresma-Herói do Brasil e em Iremos a Beirute. Em 2000, foi diretor do curta Em Curso e atuou em Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão. Em 2002, atuou em As Tranças de Maria. Em 2004 em A Cartomante e Por 30 Dinheiros, e em 2005 em Durvalino. Em 2006, esteve no elenco dos filmes Brasília18% e O Amigo Invisível.


Na televisão, Ilya São Paulo começou trabalhando na TV Globo, em 1992, em Perigosas Peruas. Na emissora, participou de várias produções, como Irmãos Coragem, Em Nome do Padre e Você Decide, programa que voltou a aparecer algumas vezes. Participou ainda de A Farsa, Ato Covarde, Os Maias, A Casa das Sete Mulheres, Kubanacan, Hoje É Dia de Maria, JK, Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, Caras e Bocas, e Sete Pecados, entre outras. Em 2009, mudou para a Record TV. Lá atuou no seriado A Lei e o Crime (2009) e nas novelas Bela, a Feia e Ribeirão do Tempo, ambas de 2010. No ano de 2012, voltou para a Globo, onde atuou em Gabriela, Amor à Vida, Justiça, Deus Salve o Rei e Onde Nascem os Fortes. Seu último trabalho na emissora foi como o personagem Juarez de Amor de Mãe (2020).


 

FONTE: g1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados