Sexta, 29 de março de 2024
82 99669-5352
Tecnologia

03/02/2023 às 15h23 - atualizada em 03/02/2023 às 18h03

Alberto Lima

Maceió / AL

Babá eletrônica inteligente premiada em Las Vegas usa tecnologia produzida na Ufal
A câmera inteligente ganhou a honraria na categoria Smart Home
Babá eletrônica inteligente premiada em Las Vegas usa tecnologia produzida na Ufal

Uma câmera de monitoramento para bebês, que utiliza tecnologia desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi premiada no evento de tecnologia considerado o mais influente do mundo, o Consumer Electronics Show (CES) 2023, realizado no início de janeiro, em Las Vesgas (EUA).


A Pixsee Play & Friends recebeu o prêmio Innovation Awards Honoree no evento produzido pela Consumer Technology Association (CTA)®️, que reúne as maiores marcas globais de tecnologias inovadoras. A câmera inteligente ganhou a honraria na categoria Smart Home, que homenageia os produtos de destaque para a composição de um "lar inteligente".


“Externo nosso contentamento e o nosso orgulho em termos participado de um projeto premiado no CES. Esse evento concentra as principais inovações e tecnologias no mundo em diversos segmentos e nós desenvolvemos de forma colaborativa com outros institutos aqui no Brasil e com a Compal [Eletronics, empresa criadora da câmera] o projeto Pixsee Play & Friends. Nós fomos responsáveis pela parte Android, que se destacou em particular”, comentou João Vitorino, o gerente da conta Compal pelo Centro de Inovação Edge, da Ufal.


A participação da Ufal no evento foi de forma remota, mas a empresa que comercializa a câmera inteligente montou um estande de exposição no local onde as maiores marcas do mundo fazem negócios e encontram novos parceiros. Os mais inovadores sobrem ao palco para receber homenagens e assim aconteceu com a Pixsee, que se destaca pelo design e engenharia.


“O projeto já recebeu diversos prêmios relacionados ao design do aplicativo, ao design da câmera e até ao design do seu website. Mas talvez o prêmio mais importante foi esse que conquistamos numa grande feira que é a CES onde nós tivemos um grande destaque relacionado à inovação com esse tipo de tecnologia para monitoramento de bebês”, reforçou o professor Mário Hozano, vinculado ao Edge-Ufal.


Entusiasmada com a conquista, a equipe comemorou: “Participar de um evento como o CES é de extrema importância para o Edge porque nos posiciona na vanguarda da inovação e tecnologia mundial. O evento é uma vitrine com esse propósito e serve para reconhecer iniciativas que se destacam como tem sido esse projeto”, destacou Vitorino.  


É do Brasil, é da Ufal


A espécie de babá eletrônica inteligente criada pela empresa Compal Eletronics, com sede na China e duas operações no Brasil, utiliza a equipe do Edge há cerca de três anos para melhorar a solução aplicada à tecnologia. São mais de dez pessoas do Centro envolvidas no projeto, entre os professores Willy Tiengo (coordenador), Elder Cirilo (gerente), Mário Hozano e diversos egressos da Ufal que agora trabalham em projetos de ponta como esse.


“Nós fazemos parte de uma equipe multidisciplinar de desenvolvimento multisite. Uma parte está em Taipei [Taiwan], uma parte no Instituto Venturos, responsável pelo sistema IOS, e uma parte do desenvolvimento está na Ufal. Além disso a gente conta com a parte de firework desenvolvida em Taipei e o hardware, em si, desenvolvido na Compal”, contextualiza João Vitorino.


A parte da Universidade é responsável por desenvolver todo o aplicado integrado à câmera que é acessado pelo celular, a partir do sistema Android, além do acompanhamento do app para atualizações.


Inteligência artificial interativa


A Pixsee faz mais do que monitorar o sono do bebê, ela acalma a criança por meio de um tocador de música que reproduz automaticamente melodias, e a inteligência artificial pode ser uma segurança a mais para garantir um sono tranquilo até para os pais.


“O aplicativo é notificado quando a temperatura do ambiente aumenta demais ou diminui demais, e é notificado quando tem um índice de umidade que pode prejudicar a saúde do bebê. A câmera é capaz, por exemplo, de identificar situações de perigo, quando o bebê se vira e fica com o rosto voltado para baixo, assim dá para socorrer em caso de risco de sufocamento”, explica Hozano.


O professor também destaca a grande inovação que faz a câmera ser a primeira solução tecnológica do mundo que decifra o motivo do choro: “O app é notificado quando o bebê chora e aí tem uma certa inteligência que tenta estimar se esse choro é de fome ou se é um choro de dor, por exemplo”.


As funcionalidades disponíveis no aplicativo permitem que a família monitore o bebê mesmo quando não esteja olhando. A própria câmera tira fotos ao longo do dia e consegue capturar momentos fofos como a criança sorrindo, engatinhando pela primeira vez, ou registros especiais entre pais e filhos, deixando tudo salvo nas nuvens.


“Existem soluções também que vão permitir que o avô, a avó, tio, tia possam baixar o aplicativo e acompanhar ou até interagir com o bebê através da câmera e do aplicativo que baixa no celular”, completou o professor Mário, lembrando que tudo isso pode ser acessado utilizando a tecnologia desenvolvida em parceria com a equipe do Edge.


Tecnologia nacional, mentes brilhantes que são frutos nossos!

FONTE: por Manuella Soares/Ufal

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados