Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Cultura

22/02/2023 às 18h35 - atualizada em 23/02/2023 às 17h52

Acta

MACEIO / AL

Diteal e mestre Chau do Pife abrem inscrições para a segunda turma da oficina de pífano
As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro e as aulas já começam em março.
Diteal e mestre Chau do Pife abrem inscrições para a segunda turma da oficina de pífano
Ofina ensina a tocar pife em Maceió. FOTO: João Erisson/Diteal

No ano de 2022, em parceria com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), Chau do Pife, mestre do Patrimônio Vivo Cultural do Estado de Alagoas, abriu a sua primeira turma da Oficina de Pífano. Na ocasião, ele falou sobre a alegria de ministrar uma oficina nesse formato. “Poder ensinar o pife para as pessoas e quem sabe ver mais pra frente, um bucado de tocador desse instrumento, pra mim é um presente”, revelou o mestre.


A oficina foi muito exitosa, culminando numa apresentação no aniversário de 112 anos do Teatro Deodoro, onde o mestre Chau se juntou com seus 20 alunos para “fazer o pife chorar”. E como o show não pode parar, a parceria se renovou e as inscrições para a segunda turma da oficina estão abertas, e vão até o dia 28 do deste mês, exclusivamente pelo link https://forms.gle/YEHmoUG7KM2Z8Mkr7.  As aulas serão de março a dezembro.


Não se trata de um curso aprofundado de pífano para iniciante/intermediário/avançado. A ideia da oficina é apresentar o instrumento, aprender os primeiros acordes e desenvolvê-los e entender noções do pífano. Além disso, também será uma grande oportunidade de trocar experiências com um artista de renome dentro e fora do Estado. Serão nove meses de aulas, sempre às segundas-feiras, às 9h, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro.


“Democratizar o acesso à arte é um dos objetivos do Governo de Alagoas. E a Diteal entende que, para isso, não basta o foco em oferecer espetáculos no palco dos teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso e, sim, abrir espaço para que os artistas mostrem sua arte. Nossa preocupação é, também, criar ambientes que incentivem o nascimento de novos artistas, para que o show nunca pare. Esse é um dos intuitos da oficina. Aprender com um patrimônio vivo como Chau do Pife é uma oportunidade única”, destaca Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.


Assim como na primeira turma, para facilitar o acesso de pessoas de baixa renda, a oficina é gratuita e todo o material será oferecido pela própria Diteal. Os pífanos utilizados na oficina são produzidos pelo Mestre Gama, artesão de mão cheia quando se fala em produção do instrumento musical.


Serão disponibilizadas 20 vagas de ampla concorrência, sem abertura de cadastro de reserva. Como será uma turma que vai iniciar do zero, os alunos da turma passada não poderão mais se inscrever nessa nova.


Mas, engana-se quem achar que será apenas um ou dois acordes ensinados na oficina. Apesar de ser uma ação formativa de apresentação e noções básicas do pífano, o método de ensino é fortemente voltado para a prática e até músicas são produzidas do zero.


“Dar o pontapé inicial para a realização da segunda oficina com o mestre Chau do Pife é muito feliz e significativo para a Dieal. Primeiro, pela valorização desse grande nome do Patrimônio Vivo e Cultural de Alagoas e, segundo, pelo êxito da iniciativa que, em 2022, teve sua culminância com uma apresentação dentro da programação do aniversário do Teatro Deodoro, em novembro passado. Aproveitem a oportunidade, não só de aprender com o Chau do Pife, mas usufruir da rica experiência que é contar com o seu convívio e conhecer mais de sua história”, comemora Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.


Serviço:


O que: Oficina de pífano com Chau do Pife


Quando: de 6 de março a dezembro


Período de inscrições: de 15 a 28 de fevereiro


Inscrições:  https://forms.gle/jEehuyNwCfJRk23A7


Horário: segundas-feiras, das 9h às 12h


Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro

FONTE: Ascom Diteal

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados