16/03/2023 às 07h32 - atualizada em 16/03/2023 às 08h58
Acta
MACEIO / AL
O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (14/3), com um mandado de segurança contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pela inércia em dar prosseguimento às tramitações de medidas provisórias.
O tucano defende que o deputado está demorando a firmar o ato conjunto das Mesas da Câmara e do Senado que trata do retorno ao regime ordinário de tramitação das MPs. A publicação só depende dos deputados, uma vez que senadores entraram em acordo sobre o tema ainda em fevereiro.
No pedido de liminar, Vieira defende ainda a suspensão do ato firmado em 2020, que permitiu a excepcionalidade na tramitação das MPs, em função da pandemia de Covid-19.
A medida permitiu a tramitação das propostas em regime excepcional, ou seja, com discussão e deliberação diretamente em plenário.
O senador argumenta que o formato presencial é absolutamente necessário pela própria construção política que se desenha para a discussão e deliberação de propostas.
“A apreciação das medidas provisórias não pode continuar a desprezar a exigência constitucional de submissão às comissões mistas, negando aos congressistas o poder-dever de discutir com densidade as matérias, realizar audiências públicas e empregar todos os expedientes necessários para a maturação da discussão.”
FONTE: Metrópoles
Há 32 minutos
Corpus Christi: Arquidiocese de Maceió retoma trajeto da procissão pelas ruas do CentroHá 39 minutos
Confira o funcionamento dos serviços de Saúde em Maceió no feriadão de Corpus ChristiHá 46 minutos
Idosa de 79 anos morre após ser atropelada por caminhão, em Arapiraca-ALHá 55 minutos
Sorteio da Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio acumula para R$ 36 miHá 1 hora
Após briga por caixa de som, homem mata irmão com estaca de madeira, no interior de AL